• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1996.tde-22052024-105958
Documento
Autor
Nome completo
Afonso Celso Medina
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Marco Antonio (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Gualda, Nicolau Dionisio Fares
Título em português
Modelos para dimensionamento de frota e localização de embarcações para atendimento de acidentes marítimos.
Palavras-chave em português
Acidentes marítimos
Incêndio
Resumo em português
Modelos para determinar a localização e o perfil de uma frota especializada no combate ao incendio, de modo a garantir o atendimento adequado aos acidentes esperados em um campo de prospecção de petróleo. Revisão bibliográfica de modelos para localização de bases para atendimento de emergência, indica as formas usuais de abordagem de problemas semelhantes. Para a modelagem do problema, duas formas de análise são consideradas: um modelo determinístico de programação inteira e um modelo probabilístico. O determinístico parte da localização geográfica e do porte das plataformas e determina, entre as embarcações disponíveis, o perfil e a localização da frota que garanta o atendimento de cada plataforma dentro de padrões estabelecidos e minimize o custo de operação da frota. O probabilístico parte de uma solução inicial do perfil e da localização das embarcações e, mediante a estimativa das taxas de ocupação de cada embarcação, propõe possíveis melhorias na localização da frota, com o objetivo de maximizar a probabilidade de atendimento das plataformas. Um modelo de simulação foi elaborado para validação dos resultados obtidos pelo modelo probabilístico. São apresentados resultados computacionais dos dois modelos. Os resultados obtidos indicam a utilidade de cada modelo não só para uma solução racional do problema de localização mas, também, para a análise do desempenho da frota.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Fire
Maritime accidents
Resumo em inglês
The increasing degree of use of maritime resources claims the establishment of a modern protection and assistance system to prevent and control maritime acidentes. The usual safety systems for maritime accidents, generally, have the aid of specialized fleets in the attendance. This work presents models to determine the location and the profile of a specialized fleet for fire fighting, in order to guarantee the adequate attendance to expected accidents in a marine oilfield. A bibliographic review of models for emergency bases location indicates the usual ways to analyse similar problems. The modelling the problem, two means of analysis are considered: a deterministic modelo f integer programming and a probabilistic model. Considering the geographic location and the size of platforms as input data, the deterministic model establishes, among the available vessels, the fleet profile and location in order to minimize the fleet cost assuring the attendance to each platform within the standard requirements. The probabilistic model starts from a given solution for the fleet profile and vessel location and, by means of estimating the utilization factors of each vessel, proposes possible improvements in the fleet location, in order to maximize the probability of attending the accidents. A simulation model was elaborated to validate the results from the probabilistic model. Computational results from both models are presented. The obtained results indicate the usefulness of every model, not only to a rational location problem solution, but also, to the analysis of the operational fleet performance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.