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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1999.tde-22052024-105417
Document
Auteur
Nom complet
Sérgio Renato Carmo Brejon
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Brinati, Marco Antonio (Président)
Botter, Rui Carlos
Widmer, Joao Alexandre
Titre en portugais
Algoritmo para resolução do problema de programação do transporte de suprimentos para unidades marítimas de exploração de petróleo.
Mots-clés en portugais
Algoritmos
Heurística
Petróleo (Exploração)
Roteirização
Resumé en portugais
Nas atividades de prospeção e produção de petróleo em campos marítimos são desenvolvidas uma série de tarefas. Um grupo de tarefas se refere ao transporte de suprimentos para as unidades de prospeção e produção, de modo a garantir que os suprimentos solicitados cheguem à unidade marítima solicitante na quantidade correta, dentro dos horários solicitados. A definição da composição de uma frota a ser empregada para atender a demanda das unidades marítimas e a determinação de quais embarcações da frota serão utilizadas para atender essa demanda de transporte num período específico de tempo, bem como a determinação dos roteiros dessas embarcações, delineiam um problema de transporte com características bem particulares. Esse problema é chamado de problema de dimensionamento e programação do transporte de suprimentos para unidades marítimas de exploração de petróleo (Problema de Transporte de Suprimentos). Esse trabalho tem como objetivo propor um procedimento para a resolução do Problema de Transporte de Suprimentos no seu aspecto operacional de programação do transporte (PTS-P). Esse problema é descrito, analisado e classificado, sendo caracterizado como um Problema de Roteirização e Programação de Veículos com Restrição de Janela de Tempo (PRPVRJT). Por ser o PTS-P um problema restrito e pouco estudado, para o qual quase não existem procedimentos específicos de solução, a estratégia adotada foi o estudode procedimentos de solução para problemas de roteirização com restrições de janela de tempo, com objetivo de identificar um procedimento que pudesse ser adaptado. Escolheu-se a heurística de inserção I1 de Solomon (1987), que foi adaptada para a resolução do PTS-P. O algoritmo adaptado, chamado de APTSP, foi implementado em linguagem computacional. Seu desempenho foi comparado com o algoritmo ADPOFS anteriormente proposto por Brinati, Mesquita e Becker (1993), tendo sido possível melhorar a solução para o cenário em escala reduzida testado. O algoritmo também foi testado para resolução de um cenário em escala semi-real.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Algorithms
Heuristics
Oil (Exploration)
Scripting
Resumé en anglais
In open sea oil fields there are various tasks developed in offshore units used for drilling and production activities. Some tasks relate to supply transportation from land to the offshore units, making sure that all the requested supplies arrive at the right destination in the right time windows. Determining the maritime fleet size and composition necessary to atend the demando f supplies and determining the schedules of each boat in the fleet in a certain period of time defines a very particular transportation problem. This problem is named fleet sizing and transportation scheduling of supplies to offshore units (Supply Transportation Problem). This work presents a heuristic computerized procedure to solve the scheduling componente of the Supply Transportation Problem (PTS-P). The problem is defined, analyzed and classified as a Vehicle Routing and Scheduling Problem with Time Windows (VRSPTW). The TSP-P is a very particular problem and has not been wide studied in the literature. To overcome this, it was adopted the strategy of researching procedures to solve the VRSPTW, looking for a procedure that could be adapted. The insertion heuristic I1 from Solomon (1987) was chosen, and adapted to resolve the schedule componente of the Supply Transportation Problem. The adapted algorithm named APTSP was implemented in computational language. Its performance was compared to the ADPOFS algorithm early developed by Brinati, Mesquita et Becker (1993), with some improvements being reported in a small size scenario. The APTSP algorithm was also tested in a scenarios size near the size found in the real problem.
 
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Date de Publication
2024-05-22
 
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