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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1979.tde-22052024-095009
Documento
Autor
Nome completo
Joao Moro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1979
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Maizza Neto, Octavio
Tachibana, Toshi Ichi
Título em português
Modelo de síntese de propulsão.
Palavras-chave em português
Propulsão
Resumo em português
Neste estudo é analisado o problema da determinação de um modelo que permita a sinterização e análise de desempenho de um grande número de instalações propulsoras Diesel alternativas e consequente escolha da solução ótima no menor tempo possível. O modelo é formulado para atender os objetivos: estima de resistência a propulsão; escolha da instalação propulsora ótima (com ou sem engrenagem redutora) para um caso dado e escolha do hélice de máximo rendimento para um conjunto casco-motor disponível. Para a formulação do modelo é empregado um método de busca direta (busca exaustiva), com aplicação de restrições adequadas, e sistematizado para minimizar o tempo de processamento. São desenvolvidas, pela ordem, as soluções para instalação propulsora com acoplamento direto e com redução. Em seguida, é apresentada a solução para a escolha do hélice para um conjunto casco-motor. Finalmente é formado um procedimento, para análise do desempenho do sistema propulsor para diferentes condições de operação. São mostrados e analisados alguns exemplos que ilustram a aplicação do modelo de síntese nas diferentes situações possíveis. São apresentadas as principais conclusões do trabalho.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Propulsion
Resumo em inglês
This study is concerned with the formulation of a procedure which permits the synthesis of a large number of alternative Diesel power plants and the selection of the best solution in the shortest-time as possible. The synthesis model (procedure) is developed in order to meet the following purposes: evaluation of ship resistance, choise of the best propulsion system (either with or without reduction gears) for a given ship hull, and selection of the most efficiet screw for a given engine-hull combination. In the model formulation it is made use of a direct searching method, with the application of appropriateconstants; and designed to minimaze the computer processing time. It is then developed in sequence the solution for low speed diesel engines (direct compling) and medium speed diesel engines (with reduction gear) plants. It is presented next the solution of the best propeller for a given hull engine combination. At the end, it is developed a method for propulsion system performance analysis for different operation conditions. A set of examples are shown in order to illustrate the procedure application. The results are analysed and the main conclusions are presented.
 
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JoaoMoro.pdf (13.48 Mbytes)
Data de Publicação
2024-05-22
 
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