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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1998.tde-21052024-084400
Document
Author
Full name
Mario Jorge Alves Borges
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1998
Supervisor
Committee
Botter, Rui Carlos (President)
Brinati, Marco Antonio
Shimada, Lucio Mitio
Title in Portuguese
Modelagem de um sistema de transporte marítimo de suprimentos: aplicação à Bacia de Campos.
Keywords in Portuguese
Roteirização
Tarifas de transportes
Transporte marítimo
Abstract in Portuguese
Para que qualquer sistema de exploração e produção de petróleo no mar, tenha sucesso, é necessário contar com um sistema de apoio logístico que possa suprir as necessidades das unidades marítimas e evitar a interrupção de suas atividades. Os custos envolvidos com a área de transporte marítimo de suprimentos é grande e no caso da Petrobrás representa cerca de 65% dos custos envolvidos com a atividade de transporte na área de exploração e produção de petróleo. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo de simulação que representa, com bastante detalhes, o sistema de transporte marítimo de suprimentos e é feita uma aplicação para a Bacia de Campos, visando dimensionar a frota de embarcações à serviço da atividade de transporte de suprimentos. O dimensionamento da frota é obtido por meio de vários experimentos com o modelo de simulação onde, combinando-se diversos perfis de frota, busca-se o menor custo de afretamento das embarcações somado ao custo provocado pelo atraso na entrega dos suprimentos nas unidades marítimas. O modelo de simulação incorpora também uma rotina para roteirização da seqüência de atendimento das unidades marítimas, visando reduzir o tempo das viagens. Diversos resultados são apresentados, incluindo-se análises de sensibilidade dos principais parâmetros que regem esse sistema de transporte.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Maritime transport
Routing
Transport tariffs
Abstract in English
Offshore exploration and production systems demand a well designed logistic chain to support all the related activities in order to avoid the interruption of the activities. The costs involved in the offshore supply transportation area are very high. In particular, for Petrobras, they represent 65% of the overall transportation costs, for the exploration and production of petroleum. This work presents a simulation model that represents, in high detail, the offshore supply transportation system, where the objective is to evaluate the supply fleer that delivers supplies to offshore units. The fleet evaluation is obtained through many experiments by changing, in each experimente, the number and/or type of supply vessel, searching for the minimum cost to charter the vessels, and taking into account the cost of the delay to deliver the supplies to offshore units. The simulation model incorporates a routine that establishes the best route to be followed by the vessels in order to minimize the trip costs. Several results are presented, including sensitivity analyses for the main parameters that influence this transportation system.
 
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Publishing Date
2024-05-21
 
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