• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1985.tde-21052024-082528
Document
Auteur
Nom complet
Rui Carlos Botter
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1985
Directeur
Jury
Gualda, Nicolau Dionisio Fares (Président)
Brinati, Marco Antonio
Novaes, Antonio Galvão Naclério
Titre en portugais
Planejamento portuário: modelo para análise operacional do sistema porto associado a níveis de serviço.
Mots-clés en portugais
Portos
Teoria da filas (Aplicações)
Transbordo de cargas
Resumé en portugais
Este trabalho apresenta uma sistemática para análise operacional de um porto e avaliação de sua capacidade associada a níveis de serviço pré-estabelecidos. Dois modelos foram desenvolvidos para a aplicação dessa sistemática, o primeiro baseado em teoria de filas e o segundo utilizando técnicas de simulação, com a aplicação da linguagem GPSS. De posse desses modelos e a partir do conhecimento das características do porto em estudo, das demandas de carga esperadas e de níveis de serviço global e setoriais desejáveis, é possível avaliar o desempenho do porto em questão, com a consequente identificação de seus componentes críticos, sejam eles o número de berços, a baia de espera, um dado setor de armazenagem, o transbordo porto/navio, o transbordo porto/rodovia, o patio ferroviário, a alfandega, etc. O trabalho foi desenvolvido segundo uma abordagem sistemática, permitindo, dessa forma, uma maior compreensão do problema portuário em questão.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Cargo transshipment
Ports
Queuing theory (Applications)
Resumé en anglais
This study presents a systematic approach for operational analysis of a port and evaluation of its capacity associated to pre-estabilished levels of service. Two models were developed for this purpose: one based on queueing theory and another based on the technique of simulation, with the aid of the GPSS General Purpose Simulation System Language. With these models and the knowledge of the characteristics of the port under study, of the expected cargo demands and of the desirable global and sectorial levels of service, it is possible to evaluate the performance of this port, with the consequent identification of its critical components, such as the number of berths, the anchorage bay, a particular storage place, the railway yard, the custom-house, etc. This study was developed accordings to a systemic approach, allowing a better comprehension of the port planning problem in consideration.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
RUICARLOSBOTTER.pdf (9.60 Mbytes)
Date de Publication
2024-05-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.