• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-21022024-150608
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Colalillo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Dias, Carlos Alberto Nunes (Presidente)
Ruggieri, Claudio
Souza, Gilberto Francisco Martha de
Título en portugués
Modelagem paramétrica de rodas automotivas visando análise de fadiga rotativa de disco.
Palabras clave en portugués
Rodas
Segurança de veículos
Veículos rodoviários
Resumen en portugués
Rodas automotivas, como um dos mais importantes itens de segurança em veículos rodoviários, são responsáveis, através de pneumáticos, por realizar a transferência de esforços entre a superfície de contato e o veículo. A diversidade de cotas e peculiaridades geométricas presentes em rodas automotivas dificultam o desenvolvimento de formulações analíticas capazes de resolver satisfatoriamente os problemas inerentes ao projeto. Estas são, então, baseadas em correções empíricas construídas, em grande parte, através de métodos experimentais, que resultam em níveis nem sempre aceitáveis de precisão, exigindo a adoção de altos coeficientes de segurança e a realização de inúmeros ensaios experimentais comprobatórios. O presente trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta de projeto apta à geração de modelos parametrizados de rodas automotivas, no contexto de cálculo, através do Método dos Elementos Finitos (MEF). Um outro objetivo deste trabalho é o de facilitar a utilização do MEF, por engenheiros e projetistas que trabalhem no dia-a-dia da engenharia do produto, sem exigir destes profissionais excessiva especialização como analista numérico, que muitas vezes conhece pouco do produto apesar de ter bom conhecimento do MEF. Assim sendo, poderá haver redução nos custos de mão de obra, já que se reduz a demanda por pessoas com a qualificação mais elevada, tal como o seria necessário para preparar modelos de Elementos Finitos e analisar resultados segundo o procedimento convencional, não parametrizado. A existência de uma ferramenta paramétrica possibilita aumentar a quantidade de soluções a serem testadas antes da execução final do projeto, podendo gerar um produto final mais seguro e competitivo quanto a custos e prazos de desenvolvimento, minimizando a quantidade dos testes necessários. Especificamente, este trabalho trata da implementação da Modelagem Paramétrica no âmbito do MEF, visando a simulação em ) ) computador dos testes de fadiga rotativa de disco, nos moldes em que estas são propostas como instrumento de certificação de rodas automotivas.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Road vehicles
Vehicle safety
Wheels
Resumen en inglés
Automotive wheels, one of the most important safety items of road vehicles, are responsible, with the assistance of tires to perform the transfer of load between the road surface and the vehicle. The diversity of measurements and geometrical peculiarities embedded in automotive wheels making difficult the development of analytical formulations able to effectively solve the problems inherent to project. These formulations are based on empirical correlation and usually do not present acceptable levels of precision, demanding the adoption of high safety coefficients and the realisation of a huge number of experimental tests. This research aims to develop a project tool, which is able to generate parametric models of automotive wheels through calculation based on Finite Elements Method (FEM). Moreover, a second objective of this research is to facilitate the use of the FEM by engineers and designers who work in product engineering without demanding an excessive specialisation as numerical analysts, professionals who usually know a lot about FEM but very little about the product itself. As a result, labour costs can be reduced by decreasing the demand of highly specialised professionals, who would be responsible for preparing the finite elements models and analysing results following the conventional procedures, non parametric. The development of a parametric tool enables to increase the number of potential solutions to be tested before the finalproject execution, leading to a safer and more competitive final product in terms of costs and development time frames. Specifically, this research is related to the implementation of a parametric modelling tool based on FEM to carry out computer simulation of "rotative disc fatigue" tests, which will serve as instrument for automotive wheels certification.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.