• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1990.tde-20032024-104718
Documento
Autor
Nome completo
Wan Yu Chih
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1990
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Marco Antonio (Presidente)
Humes Junior, Carlos
Novaes, Antonio Galvão Naclério
Título em português
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
Palavras-chave em português
Roteirização
Tarifas de transportes
Resumo em português
Neste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Itinerary
Transport tariffs
Resumo em inglês
This study analizes the effect of fixed and variable costs on the routing of a variable size vehicle fleet for delivery in a urban zone. The first parto f the study is intended to draft, through a vast bibliography research, an wide scenery of the vehicle routing problem, showing its main features, the different mathematical formulations, the exact methods, with their limitations, and the heuristic algorithms for its solution. In the second parto ne presents a heuristic method developed with the aim of minimizing the total vehicle routing cost subject to vehicle capacity, maximum travel time, and delivery point demand constraints. The heuristic is a modification of the single giant tour SGT algorithm proposed by Golden et al.. The results obtained mean that the proposed model produces better aproximatations of the routes that would be observed in pratice, due to the consideration of the specific vehicle costs by type, than the majority of the existing models.Besides this the model permits the utilization of smaller vehicles in shorter routes instead of greater vehicles in an unique route.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
WanYuChihDissert.pdf (13.32 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.