• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1990.tde-20032024-104718
Documento
Autor
Nombre completo
Wan Yu Chih
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1990
Director
Tribunal
Brinati, Marco Antonio (Presidente)
Humes Junior, Carlos
Novaes, Antonio Galvão Naclério
Título en portugués
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
Palabras clave en portugués
Roteirização
Tarifas de transportes
Resumen en portugués
Neste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Itinerary
Transport tariffs
Resumen en inglés
This study analizes the effect of fixed and variable costs on the routing of a variable size vehicle fleet for delivery in a urban zone. The first parto f the study is intended to draft, through a vast bibliography research, an wide scenery of the vehicle routing problem, showing its main features, the different mathematical formulations, the exact methods, with their limitations, and the heuristic algorithms for its solution. In the second parto ne presents a heuristic method developed with the aim of minimizing the total vehicle routing cost subject to vehicle capacity, maximum travel time, and delivery point demand constraints. The heuristic is a modification of the single giant tour SGT algorithm proposed by Golden et al.. The results obtained mean that the proposed model produces better aproximatations of the routes that would be observed in pratice, due to the consideration of the specific vehicle costs by type, than the majority of the existing models.Besides this the model permits the utilization of smaller vehicles in shorter routes instead of greater vehicles in an unique route.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
WanYuChihDissert.pdf (13.32 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.