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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-20012021-162540
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Botter, Rui Carlos (Président)
Robles, Léo Tadeu
Valois, Nayara Amaral Lima de
Titre en portugais
Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
Mots-clés en portugais
Contêineres
Logística
Navegação de longo curso
Resumé en portugais
Entender o transporte como fundamental para o desenvolvimento de um país é premissa básica de grandes nações. O sistema de transporte e logística viabiliza a integração nacional e internacional para a movimentação de bens e pessoas. Assim, se bem planejado e estruturado, é uma ferramenta de estímulo e facilitação. Se não, se torna um gargalo para o desenvolvimento econômico-social. Em que pese a importância da existência de um sistema de transporte eficiente e articulado, contudo, nota-se no cenário brasileiro uma histórica deficiência em infraestrutura. O valor de R$ 1,7 trilhões é o investimento mínimo estimado pela CNT em 2018 para que o país tenha um sistema de transporte moderno e livre de problemas. Dentre as modalidades de transporte, o modal aquaviário é a que mais movimenta mercadorias para o comércio exterior. E, desde quando criada e implementada, a conteinerização tem tornado o transporte de mercadorias cada vez mais eficiente. Nesse contexto, a atualização das informações da distribuição espacial logística do transporte - em especial de contêineres - em escala nacional assume um papel estratégico. Assim, o presente trabalho tem por objetivo primário caracterizar a oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso, caracterizando (1) a frota de navios porta contêineres que atracaram nos portos brasileiros, (2) as principais rotas das embarcações e (3) de forma estimada, a quantidade de contêineres ofertada nos portos brasileiros durante um ano - o que foi feito através da análise de uma base real de dados que monitorou a movimentação dos navios porta contêineres pelo mundo entre 2016 e 2017. A partir da análise, pôde-se estudar a efetividade da programação das linhas e rotas realizadas. Pôde-se averiguar que as rotas dos navios porta contêineres não são regulares como afirma a literatura, que existem portos principais e portos secundários, que as companhias marítimas estão se organizando de forma a afretar espaços nos navios, que os navios estão deixando de escalar em portos que haviam anunciado que escalariam, entre outras coisas que desafiam a literatura e o senso comum e que interferem no funcionamento do transporte marítimo de contêineres brasileiro.
Titre en anglais
Characterization of the containers supply in the Brazilian long-distance maritime transport.
Mots-clés en anglais
Brazilian logistics
Containerization
Long distance navigation
Resumé en anglais
Understanding that the transportation is fundamental to the development of a country is a basic assumption to great nations. The transportation and logistics system enables the national and international consolidation to the movement of goods and people. Therefore, if well planned and organized, is a tool of stimulation and facilitation. Otherwise, it becomes a serious bottleneck to the economic and social development of the country. Despite the importance of the existence of an efficient and articulated transportation system, however, one notes the historical infrastructure disability in the Brazilian scenario. R$ 1,7 trillion is the minimum investment estimated by CNT in 2018 to ensure that the country could have a modern and free of problems transportation system. Among the modes of transportation, the waterway modal is the one that moves more goods in the foreign trade. Besides that, since its creation and implementation, the containers are increasing the efficiency of the goods transport. In this respect, the update of information about the spatial distribution of the logistic transportation- in particular of containers - in national level, plays a strategic role. In this way, the present study has as primary goal, characterize the Brazilian supply of containers in long distance transportation, characterizing (1) the container ships fleet that docket at the Brazilian ports, (2) the main routes of this vessels and (3) on an estimated basis, the amount of containers supplied for the Brazilian ports during one year. The study was founded on one real database that tracked the moves of all container ships in the world between 2016 and 2017. Based on the analysis, it was possible to study the effectiveness of the lines and routes schedule. It was possible to conclude that the container ship routes are not as regular as has been claimed in the literature, the Ports can be major or secondary, the maritime companies are organizing themselves in order to charter space on the vessels, the vessels are not stopping at ports where they have announced they would dock, among other things that challenge the literature and the common sense and interfere in the operation of the Brazilian container maritime transportation.
 
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Date de Publication
2021-01-26
 
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