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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-20012021-152913
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Garcia Souza Pinto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Mendes, André Bergsten (Presidente)
Ferreira Netto, João
Pereira, Newton Narciso
Título em português
Avaliação do nível de serviço associado à capacidade de um terminal portuário.
Palavras-chave em português
Carvão
Coque
Nível de serviço
Simulação de eventos discretos
Terminais marítimos
Resumo em português
O presente trabalho se propõe, fundamentalmente, a descrever toda cadeia logística integrada da CSN, desde a operação de descarga de redutores no Porto de Itaguaí, até o abastecimento da Usina Presidente Vargas - UPV no município de Volta Redonda, identificando todos os gargalos operacionais no processo, e propondo uma solução para diminuição da fila de navios sem comprometer o atendimento da siderurgia. Neste estudo foi identificado que as filas geradas no porto de Itaguaí, oriundas dos navios de carvão, coque e PCI, têm onerado a companhia do ponto de vista econômico. Partindo desse pressuposto é que foi desenvolvido um modelo de simulação, com o objetivo de testar as melhores configurações de encomenda de insumos que minimizem as filas de navios e garantam a operacionalidade da UPV. Foram testados cenários de demanda que podem propiciar um melhor entendimento do comportamento da cadeia logística integrada. Os principais parâmetros estudados foram: o tempo de fila dos navios no terminal bem como a estadia completa dos navios no sistema, os lead times dos produtos encomendados pela usina e a variação dos estoques dos produtos. Os resultados obtidos demonstram que a ferramenta de simulação aplicada no contexto de identificação de gargalos e compreensão real dos problemas logísticos, possibilitam realizar análises e direcionar os gestores das empresas em suas tomadas de decisões.
Título em inglês
Assessment of the Service Level Associated with the Capacity of a Port terminal.
Palavras-chave em inglês
Coal
Coke and PCI
Discrete events simulation
Port capacity
Service level
Resumo em inglês
The present work intends to describe all the integrated logistics chain of CSN, the discharging operation of reducers in the Port Itaguaí, for the supply of the Usina Presidente Vargas, in the city of Volta Redonda, identifying all operational bottlenecks in the process and therefore propose a solution in order to diminish the vessels queues without compromising the steel industry. Besides that, this study identifies that in the Port of Itaguaí, the queues generated from coal, coke and PCI vessels have harmed the company. Having this scenario in mind, it was developed a simulation model whit the objective of testing the best way to order feedstock that minimize vessels queues and hence guaranteeing the UPV's operability. Demand scenarios were tested that can provide a better understanding of the behavior of the integrated logistics chain. The main studied parameters were: queu of the vessels at the terminal as well as the complete stay of the vessels in the system, the lead time of the products ordered by the plant and the variation in the stocks of the products. The results obtained demonstrate that the simulation tool applied in the context of identifying bottlenecks and real understanding of logistical problems, make it possible to carry out analyzes and direct company managers in their final decision.
 
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Data de Publicação
2021-01-26
 
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