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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1981.tde-19042024-081558
Document
Auteur
Nom complet
Jose Antonio Cristovao Balau
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1981
Directeur
Jury
Novaes, Antonio Galvão Naclério (Président)
D'Almeida, Carlos Eduardo
Mariotto, Mario
Titre en portugais
Otimização de comboio integrado de chatas para transporte de bauxita na Amazônia.
Mots-clés en portugais
Comboio de embarcações
Resumé en portugais
Neste trabalho propõe-se um modelo geral para otimização de comboios integrados de chatas e a sua aplicação no dimensionamento do sistema de transporte fluvial de bauxita na Amazônia. O modelo consiste do equacionamento do problema de transporte, e da determinação da solução ótima que atende ao critério de mínimo custo de transporte, com emprego do método de otimização de Hooke-Jeeves associado à função de penalidade. O modelo permite tanto à otimização das características do comboio em função das restrições da hidrovia, como à otimização conjunta embarcação-hidrovia sempre que houver interesse em investir na hidrovia em benefício da redução do custo de transporte. Para o equacionamento do modelo foram desenvolvidas formulações analíticas para cálculo de: EHP de comboios integrados, peso de aço de chatas de duplo casco e distância percorrida pelo comboio numa operação de parada brusca.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Boat convoy
Resumé en anglais
A general model for the optimization of integrated barge convoy and its application on the study of a bauxite inland transportation system for the Amazon region are presented. The model consists in the resolution of the transportation problem and the determination of the optimum solution, according to the transportation minimum cost criterion, using the Hooke-Jeeves optimization method associated with a penalty function. The model allows the optimization of the barge convoy characteristics considering the waterway restrictions, as well as the simultâneos convoy-waterway optimization whenever it is desired to invest in the waterway to reduce the transportation cost. Analytical formulations were developed in order to permit the calculation of the EHP of integrated barge convoys, the steel weight of double-hull barges and the distance along the crash-stop pathof the convoy.
 
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Date de Publication
2024-04-25
 
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