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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1987.tde-19042024-073253
Documento
Autor
Nome completo
Hermano Igo Krebs
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1987
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Morishita, Helio Mitio
Szajnbok, Moyses
Título em português
Estudo sobre piloto automático integrado para navios.
Palavras-chave em português
Navios
Piloto automático
Resumo em português
O piloto automático convencional se baseia na comparação do sinal de aproamento indicado no giroscópio com o rumo desejado e esta diferença atua como sinal de entrada no sistema de governo do navio. Além disto, o índice de desempenho do piloto automático convencional é restrito a manutenção do rumo. Com o acentuado aumento do preço do petróleo, verificado a partir de 1973, o consumo de combustível tornou-se um dos itens relevantes na composição dos custos operacionais e os conceitos de controle automático de rumo passaram por uma revisão. Esta revisão acrescentou um novo parâmetro ao índice de desempenho do piloto automático: a redução das perdas propulsivas ou seja, a redução do consumo de combustível. Independente da técnica de controle utilizada, o índice de desempenho é um aspecto básico na formulação do piloto automático. Neste trabalho efetuou-se uma pesquisa dos índices de desempenho propostos na literatura, qual sua ordem e os resultados obtidos em sua operação e simulação. Em seguida, utilizando técnicas de controle ótimo determinístico, calculou-se os ganhos do controlador ótimo e estabeleceu-se um procedimento para simulação da operação de uma embarcação com curso ideal reto, em águas abertas e irrestritas, verificando como varia o desempenho da embarcação com relação ao consumo.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Autopilot
Ships
Resumo em inglês
The classical ship automatic pilot only takes into account course keeping, as its performance index. After the 1973 oil crisis, this concept passed through a review, which incorporated in its performance index, fuel consumption. This dissertation reviews different performance indexes in the literature and suggests an approach for its formulation.
 
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Data de Publicação
2024-04-25
 
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