• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1987.tde-19042024-073253
Documento
Autor
Nombre completo
Hermano Igo Krebs
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1987
Director
Tribunal
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Morishita, Helio Mitio
Szajnbok, Moyses
Título en portugués
Estudo sobre piloto automático integrado para navios.
Palabras clave en portugués
Navios
Piloto automático
Resumen en portugués
O piloto automático convencional se baseia na comparação do sinal de aproamento indicado no giroscópio com o rumo desejado e esta diferença atua como sinal de entrada no sistema de governo do navio. Além disto, o índice de desempenho do piloto automático convencional é restrito a manutenção do rumo. Com o acentuado aumento do preço do petróleo, verificado a partir de 1973, o consumo de combustível tornou-se um dos itens relevantes na composição dos custos operacionais e os conceitos de controle automático de rumo passaram por uma revisão. Esta revisão acrescentou um novo parâmetro ao índice de desempenho do piloto automático: a redução das perdas propulsivas ou seja, a redução do consumo de combustível. Independente da técnica de controle utilizada, o índice de desempenho é um aspecto básico na formulação do piloto automático. Neste trabalho efetuou-se uma pesquisa dos índices de desempenho propostos na literatura, qual sua ordem e os resultados obtidos em sua operação e simulação. Em seguida, utilizando técnicas de controle ótimo determinístico, calculou-se os ganhos do controlador ótimo e estabeleceu-se um procedimento para simulação da operação de uma embarcação com curso ideal reto, em águas abertas e irrestritas, verificando como varia o desempenho da embarcação com relação ao consumo.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Autopilot
Ships
Resumen en inglés
The classical ship automatic pilot only takes into account course keeping, as its performance index. After the 1973 oil crisis, this concept passed through a review, which incorporated in its performance index, fuel consumption. This dissertation reviews different performance indexes in the literature and suggests an approach for its formulation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.