• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1987.tde-19042024-073253
Document
Author
Full name
Hermano Igo Krebs
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1987
Supervisor
Committee
Brinati, Hernani Luiz (President)
Morishita, Helio Mitio
Szajnbok, Moyses
Title in Portuguese
Estudo sobre piloto automático integrado para navios.
Keywords in Portuguese
Navios
Piloto automático
Abstract in Portuguese
O piloto automático convencional se baseia na comparação do sinal de aproamento indicado no giroscópio com o rumo desejado e esta diferença atua como sinal de entrada no sistema de governo do navio. Além disto, o índice de desempenho do piloto automático convencional é restrito a manutenção do rumo. Com o acentuado aumento do preço do petróleo, verificado a partir de 1973, o consumo de combustível tornou-se um dos itens relevantes na composição dos custos operacionais e os conceitos de controle automático de rumo passaram por uma revisão. Esta revisão acrescentou um novo parâmetro ao índice de desempenho do piloto automático: a redução das perdas propulsivas ou seja, a redução do consumo de combustível. Independente da técnica de controle utilizada, o índice de desempenho é um aspecto básico na formulação do piloto automático. Neste trabalho efetuou-se uma pesquisa dos índices de desempenho propostos na literatura, qual sua ordem e os resultados obtidos em sua operação e simulação. Em seguida, utilizando técnicas de controle ótimo determinístico, calculou-se os ganhos do controlador ótimo e estabeleceu-se um procedimento para simulação da operação de uma embarcação com curso ideal reto, em águas abertas e irrestritas, verificando como varia o desempenho da embarcação com relação ao consumo.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Autopilot
Ships
Abstract in English
The classical ship automatic pilot only takes into account course keeping, as its performance index. After the 1973 oil crisis, this concept passed through a review, which incorporated in its performance index, fuel consumption. This dissertation reviews different performance indexes in the literature and suggests an approach for its formulation.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2024-04-25
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.