• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.3.2012.tde-16112012-102811
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Coitinho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Conti, Mardel Bongiovanni de (Presidente)
Belchior, Carlos Rodrigues Pereira
Brinati, Hernani Luiz
Padovezi, Carlos Daher
Tachibana, Toshi Ichi
Título en portugués
Padrões baseados em metas: uma abordagem quantitativa aplicada à emissão de gases por veículos marítimos e automotivos.
Palabras clave en portugués
Engenharia da confiabilidade
Padrões Baseados em Metas (GBS)
Planejamento estatístico de testes
Redução Catalítica Seletiva (SCR)
Veículos automotivos e marítimos
Resumen en portugués
Este trabalho propõe um método com base no planejamento estatístico de testes de confiabilidade para proporcionar um tratamento quantitativo aos dois primeiros níveis da abordagem de padrões baseados em metas (Goal-Based Standards). O uso do método é demonstrado em dois exemplos práticos, através da sua aplicação na meta de confiabilidade dos componentes do sistema de pós-tratamento de gases de exaustão, em motores a diesel de veículos automotivos e marítimos. Os fundamentos do trabalho incluem a teoria do planejamento estatístico de testes de confiabilidade, os princípios do GBS, tipos e características de metas de confiabilidade, a ferramenta de avaliação de segurança formal (FSA), e da análise do modo e efeito da falha (FMEA). A originalidade da contribuição do trabalho está na combinação das técnicas de planejamento de testes de confiabilidade com os princípios do GBS para quantificar o nível de atendimento das metas de confiabilidade. Dessa forma, é possível ajustar o programa de testes na verificação das metas de segurança, aumentando o conhecimento sobre o desempenho do sistema. O método é de simples aplicação permitindo a sua aplicação expedita e integrada aos processos de desenvolvimento de sistemas.
Título en inglés
Goal based standards: a quantitative approach applied to gases emissions of marine and automotive
Palabras clave en inglés
Automotive and ships vehicles
Goal-Based Standards (GBS)
Planning statistical tests
Reliability engineering
Selective Catalytic Reduction (SCR)
Resumen en inglés
This research proposes a probabilistic method based on reliability test planning in order to provide a quantitative approach to the Tier I and II of the Goal-Based Standards (GBS). The use of the method is exhibited through its application in the reliability goal of the components of the exhaust gases post-treatment system in diesel engines for automotive and marine vehicles. The fundamentals of this work includes the theory of statistical design of reliability tests, the GBS principles, a brief description of the types and characteristics of reliability goals, the tool of Formal Safety Assessment (FSA) recommended for marítima projects, and the risk qualitative methodology based on Failure Mode Effect Analysis (FMEA). This theoretical framework was applied to two practical examples, one in the automotive industry and the other in the shipbuilding sector. The originality of this research lies in the combination of the reliability test planning techniques with the principles of GBS, in order to verify, from the whole project tests planning, the reliability goals of the basic components as a fundamental step in the assessment of system safety. The testing program can be adjusted to focus on verifying the safety goals, so that the level of knowledge about the product performance before it is delivered to the client. This work also offers the benefit of providing an easy method of system safety assessment, which allows a large number of companies to use it and to integrate it into their product development process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Tese_final.pdf (3.14 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-11-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.