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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-16012002-102949
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Terumichi Ono
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Biazzi, Jorge Luiz de
Brinati, Marco Antonio
Título em português
Estudo de viabilidade do transporte marítimo de contêineres por cabotagem na costa brasileira.
Palavras-chave em português
alocação de rotas
cabotagem
gams
modelagem em programação linear mista
transportes
Resumo em português
O presente trabalho apresenta o panorama atual do transporte marítimo de contêineres por cabotagem no Brasil. Fez-se um breve descritivo do contexto em que se situa tal segmento do transporte marítimo, avaliando as condições para a sua viabilidade e apontando os principais entraves e reformas necessárias no setor portuário. O grande potencial de crescimento encontrado no setor motivou a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, na qual parâmetros relativos à demanda de mercados e características da frota podem ser testados para o dimensionamento desta, bem como a programação dos navios estabelecendo rotas e escalas nos portos que configuram esse cenário. A metodologia empregada pode ser dividida em duas etapas: a primeira consiste na geração de todos os roteiros viáveis, juntamente com os parâmetros relativos a cada uma das rotas para cada classe de embarcação. A segunda etapa consiste no desenvolvimento de um modelo de programação linear, cujo objetivo é a minimização do custo total da operação de cabotagem. Os modelos foram estruturados de forma a apresentar o dimensionamento da frota por classe de embarcação, a rota para cada embarcação da frota e a freqüência de atendimento ou escala em cada porto.
 
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teses_online.pdf (829.28 Kbytes)
Data de Publicação
2002-02-21
 
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