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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-15122023-092125
Document
Author
Full name
Sergio Antonio Nigro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Souza Junior, Jesse D'Assunção Rebello de (President)
Kawano, Alexandre
Sampaio, Claudio Mueller Prado
Title in Portuguese
Estudo de sistema de informação assistido por computadores para apoio a planos de contingência para acidentes de poluição de óleo no mar.
Keywords in Portuguese
Legislação ambiental
Poluição do mar
Sistemas de informação
Abstract in Portuguese
Nesta dissertação, procurou-se desenvolver um estudo sobre sistemas de informação assistidos por computadores para controle de planos de contingência, tendo como foco incidentes de poluição de óleo no mar sob jurisdição brasileira.Inicialmente, foi necessária uma pesquisa de planos de contingência e da legislação brasileira sobre o meio ambiente, reunida na proposta do conteúdo mínimo de Planos de Emergência Individual - P.E.I., elaborado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente -CONAMA. O modelo lógico básico foi preparado a partir desses planos. Incorporaram-se métodos de análise de sistema e definiu-se o evento de resposta envolvido diretamente com o incidente. A logística, responsável pelo suporte às Operações de Resposta e aos métodos para tomada de decisão nos níveis operacional, tático e estratégico, gerou um modelo racional de gestão. Introduziu-se um conceito seletivo de incidentes para os projetos de engenharia de resposta a cada situação crítica de contingência em um modelo técnico. O modelo computacional surgiu com a definição das estruturas das bases de dados, dos algoritmos de tratamento da informação e dos equipamentos necessários para suportar os procedimentos operacionais de engenharia em resposta aos acidentes descritos nos Planos de Contingência adotados neste tipo de incidentes. Os resultados obtidos foram testados em um modelo desenvolvido para hospedaria remota. As propostas apresentadas neste estudo são importantes na agilização, coordenação e otimização dos insumos e informações necessárias para minimizar o impacto ambiental e o risco de morte presente nestes incidentes.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Environmental legislation
Information systems
Sea pollution
Abstract in English
The purpose of the present work is to develop a study on data systems supported by computers in order to control contingency plans. This work is mainly focused in incidents of oil pollution in the sea under Brazilian jurisdiction. First, it was necessary to study Contingency Plans and the Brazilian environmental laws, assembled at the minimum purpose content of the Individual Emergency Plans (Planos de Emergência Individual - P.E.I.) organized by the Environmental National Board (Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA), which is the source of a basic logical pattern. System analysis methods were included, and the Answer event directly related to the incident was determined. Logistics is responsible to support the Answer Operation and the methods in the operational, tactical and strategic levels, which generate a rational management model. It was presented a selective concept of incidents for the engineering project answer to each critical contingency situation in a technical model. The computational model arose from the definition of data basis structures, algorithms of information treatment, and the necessary equipment to support the operational procedures of the engineering, in response to the accidents described in the contingency plans used in this kind of incidents. The results were tested in a model, developed for a distant site. The purposes presented in the present research are important in the speeding up, coordination and optimization of all necessaryelements and information to minimize the environmental impacts and death risks involved in those incidents.
 
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Publishing Date
2023-12-15
 
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