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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-15022024-152851
Documento
Autor
Nome completo
Hernan Ramon Velasco Stoll
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Caltabellotta, Odair (Presidente)
Kawano, Alexandre
Tachibana, Toshi Ichi
Título em português
Utilização do critério de superfícies desenvolvidas para aumentar precisão na fabricação do casco de embarcações de médio e pequeno portes.
Palavras-chave em português
Casco de embarcações
Resumo em português
A fim de se poder aproveitar os grandes desenvolvimentos na área da tecnologia da construção, e importante que nos estágios iniciais de projeto sejam levados em conta alguns critérios visando dar maiores facilidades nas etapas de construção, conseguindo assim poupar insumos, materiais e horas de trabalho, refletidos na diminuição dos custos de produção, permitindo empregar com maior eficiência grandes maquinas automatizadas e interfaceadas com os recursos de controle disponíveis em computador. Um critério valido neste ponto de vista, aplicado para navios de médio e pequeno portes, e projetar suas superfícies laterais de forma a obter superfícies desenvolvidas. O objetivo do presente trabalho e apresentar os critérios em que se baseia o conceito de superfícies desenvolvidas e gerar um programa que permita verificar a existência de superfícies desenvolvidas contidas nos costados que conformam o casco de um navio. Como complementação, são apresentados os conceitos preliminares e metodologia empregada para a obtenção da expansão de chapeamento de um navio.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Boat hull
Resumo em inglês
nitial stages of a naval construction Project should take advantage of the great technological advances in the field by using computerized design in combination with automated machinery. Reduced construction costs will be achieved by working more efficiently while saving materials costs and time. This is a basic criterion to apply to small and médium sized vessels when designing their sides to form a surrounding shell. Objectives of this work are to presente the basic concepto f a surrounding shell, and to generate software to (validate or verify) its (presence or existence) in the hull of a ship. A complementary method for achieving expansion of the shell plating in a ship i salso presented.
 
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Data de Publicação
2024-02-15
 
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