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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-15022024-152851
Document
Author
Full name
Hernan Ramon Velasco Stoll
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1995
Supervisor
Committee
Caltabellotta, Odair (President)
Kawano, Alexandre
Tachibana, Toshi Ichi
Title in Portuguese
Utilização do critério de superfícies desenvolvidas para aumentar precisão na fabricação do casco de embarcações de médio e pequeno portes.
Keywords in Portuguese
Casco de embarcações
Abstract in Portuguese
A fim de se poder aproveitar os grandes desenvolvimentos na área da tecnologia da construção, e importante que nos estágios iniciais de projeto sejam levados em conta alguns critérios visando dar maiores facilidades nas etapas de construção, conseguindo assim poupar insumos, materiais e horas de trabalho, refletidos na diminuição dos custos de produção, permitindo empregar com maior eficiência grandes maquinas automatizadas e interfaceadas com os recursos de controle disponíveis em computador. Um critério valido neste ponto de vista, aplicado para navios de médio e pequeno portes, e projetar suas superfícies laterais de forma a obter superfícies desenvolvidas. O objetivo do presente trabalho e apresentar os critérios em que se baseia o conceito de superfícies desenvolvidas e gerar um programa que permita verificar a existência de superfícies desenvolvidas contidas nos costados que conformam o casco de um navio. Como complementação, são apresentados os conceitos preliminares e metodologia empregada para a obtenção da expansão de chapeamento de um navio.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Boat hull
Abstract in English
nitial stages of a naval construction Project should take advantage of the great technological advances in the field by using computerized design in combination with automated machinery. Reduced construction costs will be achieved by working more efficiently while saving materials costs and time. This is a basic criterion to apply to small and médium sized vessels when designing their sides to form a surrounding shell. Objectives of this work are to presente the basic concepto f a surrounding shell, and to generate software to (validate or verify) its (presence or existence) in the hull of a ship. A complementary method for achieving expansion of the shell plating in a ship i salso presented.
 
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Publishing Date
2024-02-15
 
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