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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2003.tde-15022024-113621
Documento
Autor
Nome completo
Gonzalo Javier Carrera Mazuelos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Morishita, Helio Mitio
Oliveira Junior, Silvio de
Título em português
Proposta de reforma da instalação propulsora de uma corveta.
Palavras-chave em português
Navio de guerra
Propulsão
Resumo em português
Este trabalho está relacionado com o estudo da instalação propulsora de uma corveta e tem dois objetivos principais. O primeiro é fazer uma avaliação do projeto da instalação propulsora original e de seu desempenho atual. O segundo é estabelecer algumas diretrizes para o projeto de reforma da instalação propulsora, de forma a garantir que o navio desenvolva a sua capacidade operativa. Para isto, o trabalho apresenta inicialmente conhecimentos teóricos que servem como fundamento para realizar o estudo, utilizados principalmente na avaliação da instalação propulsora. São mostrados, como elementos de referência, as características gerais que identificam aos navios militares, bem como, os tipos de instalações propulsoras que eles utilizam, fazendo ênfase em navios tipo corveta. São apontados, em seguida, os requisitos de missão da corveta "Delfim", e é feita a descrição da sua instalação propulsora, original e modificada, com a inclusão da câmara hyperbar, bem como de seu desempenho atual. A parte principal do trabalho consiste na avaliação do projeto e do desempenho da instalação propulsora da corveta "Delfim". Para o projeto é examinado o tipo de instalação propulsora escolhido, é avaliada a potência instalada, a seleção do conjunto propulsor e o efeito da descarga de gases submarina. Para analisar o desempenho da instalação propulsora é realizado um exame das condições de acoplamento, avaliadas as conseqüências do uso da câmara hyperbar, os efeitos do incremento da rugosidade do casco do navio e examinado o comportamento da instalação propulsora para diferentes condições de operação. Desta forma, é possível identificar os problemas existentes e propor alternativas de solução. As alternativas são divididas em três grupos de soluções, sob a premissa de satisfazer determinados requisitos, para depois serem identificadas e submetidas a avaliação através de fatores de comparação. Para a seleção da melhor alternativa é aplicado o método da matriz de decisão.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Propulsion
Warship
Resumo em inglês
This work (paper) is related to the study of the propulsion system of a corvette ship type and has two main goals. The first objective is to evaluate the original installation design and its current performance. The second objective is to establish directives for the improvement of the propulsion system, in order to ensure that the vessel will develop its operational capabilities. First, this paper will introduce the theoretical fundaments needed for achieving those goals. This theoretical basis is used mainly in evaluating the propulsion system. The general characteristics that identify military vessels and the different kinds of propulsion systems are shown as a reference, with stress on the corvettes class. Following this description of military vessels, the requirements of the "Delfim" corvette mission, and a description of its propulsion system, both original and improved with the inclusion of the hyperbar chamber, as well as its present performance are presented. The main section of the work consists in evaluating the project and the actual performance of corvette "Delfim" propulsion system. In order to evaluate the project different items are examined: the type of propulsion system chosen, the installed power base, the selection of the propelling set, and the effect of the discharge of underwater gas. In order to evaluate the performance of the propulsion system the following items were examined: the coupling conditions, the consequences of using the hyperbar chamber, the effects of increasing the hull roughness and the behavior of propulsion system for different operational conditions. In this way, it is possible to identify the existing problems and propose alternatives for solving them. The proposed solutions are split in three groups. This split is based on the assumptions of satisfying specific requirements. Based on those groups the solutions are identified and evaluated using comparison factors. Finally, in order to select the best proposed solution, the decision matrix method is used.
 
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Data de Publicação
2024-02-15
 
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