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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-13062013-170706
Documento
Autor
Nombre completo
Victor Cavinato Moura
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Mendes, André Bergsten (Presidente)
Arenales, Marcos Nereu
Brinati, Marco Antônio
Título en portugués
Programação de frota de embarcações de lançamento de dutos.
Palabras clave en portugués
Apoio marítimo offshore
Heurísticas
Programação de veículos
Programação Linear Inteira Mista
Relaxação Lagrangiana
Resumen en portugués
A presente pesquisa considera o problema de programação de uma frota de embarcações de lançamentos de dutos, conhecidas como Pipe Layer Support Vessel (PLSVs), as quais fazem parte da frota de apoio marítimo de uma operação offshore. As embarcações do tipo PLSVs são responsáveis pelas tarefas de lançamento de dutos submarinos, que escoam a produção dos poços de petróleo, e pela interligação destes dutos à infraestrutura submarina. A programação da frota deve atender uma demanda de serviço conhecida, em um horizonte de médio prazo, respeitando restrições operacionais, visando minimizar o atraso ponderado total das tarefas ou evitar que existam atrasos. Foi desenvolvido um método para estimar o valor da solução ótima do problema, baseado na técnica de relaxação Lagrangiana, e um conjunto de heurísticas para gerar soluções viáveis para o problema.
Título en inglés
Fleet scheduling of pipe layer vessels.
Palabras clave en inglés
Heuristics
Lagrangean relaxation
Mixed Integer Linear Programming
Offshore support vessels
Vehicle scheduling
Resumen en inglés
This research considers the problem of scheduling a fleet of specialized vessels used for launching pipes and connecting them to the subsea infrastructure, in an offshore oil production environment. The Pipe Layer Support Vessels (PLSV) must be scheduled such that the demand is fully attended within the planning horizon, observing other operational constraints, with the purpose of minimizing the total weighted tardiness. The solution method is based on constructive and local search heuristics. Bounds on the optimal solution were derived by a Lagrangean relaxation algorithm.
 
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Fecha de Publicación
2013-06-20
 
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