• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2002.tde-12012024-090606
Document
Auteur
Nom complet
Elcio Silva Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Brinati, Marco Antonio (Président)
Botter, Rui Carlos
Júnior, Orlando Fontes Lima
Titre en portugais
Estudo do problema do transporte de calcário utilizando um sistema de transporte por caminhões e embarcações na Hidrovia Tietê-Paraná
Mots-clés en portugais
Sistemas de transportes (Análise econômica)
Transporte fluvial
Transporte multimodal
Resumé en portugais
O calcário é um importante elemento utilizado para a correção da acidez do solo. A Hidrovia Tietê-Paraná, cortando o Estado de São Paulo no sentido Leste-Oeste, possibilita a ligação das principais regiões produtoras de calcário com as principais regiões agrícolas do Estado de São Paulo. Este estudo descreve a atual sistemática de comercialização do calcário no Estado de São Paulo e propõe uma nova abordagem para o transporte e distribuição do calcário. A adoção de pontos avançados de comercialização, possibilitando a operação praticamente contínua ao longo de todo o ano da indústria moageira e do transporte, proporcionando redução nos custos, faz com que o transporte multimodal seja altamente competitivo. Ainda é feita uma descrição da concepção da hidrovia, seu estágio atual e algumas possibilidades futuras. No sistema multimodal é feita uma análise de desempenho de dois tipos de embarcação: Comboio de Empurra e Automotor. A avaliação do desempenho do sistema multimodal é feita por meio da técnica de simulação utilizando o "software" ARENA. Na avaliação econômica-financeira, são apresentadas metodologias de cálculo do custo operacional adotadas para o transporte rodoviário, hidroviário e para as operações de transbordo nos terminais. É feita uma análise do custo do sistema multimodal com a utilização de cada um dos dois tipos de embarcações e também uma comparação do custo do sistema multimodal com o custo do transporte rodoviário direto.
Titre en anglais
A multimodal study of the limestone transportation problem using simulation to analyze the performance of a multimodas system combined by barges and trucks in the Tietê-Paraná Valley.
Mots-clés en anglais
Multimodal transport
River transport
Transport systems (Economic analysis)
Resumé en anglais
Limestone is an important element in the correction of soil's pH. The Tietê-Paraná River waterway, in São Paulo State, starts in the region of Piracicaba, a large producer area of limestone, and goes across the state reaching the most important agricultural areas. This work presents the current commercial system for limestone and proposes a new approach to it. With the introduction of advanced storage points near the consumption areas, the industrial production and transportation can occur during all the year, reducing the costs. Comments about the waterway infrastructure, the current stage and some possible future changes are presented. For the multimodal system a comparison is made between the performance of two kind of vessels: a river convoy and a "automotor" (small river vessel). The ARENA software is used to analyze the performance of the multimodal system. On the economics calculations, methodologies are presented for the cost calculations for truck and barge transportation and for the transshipments. A cost comparison is made for the multimodal system when using a Convoy or an Automotor. Also, a comparison between the total cost of the multimodal system and the directly truck transportation is made.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.