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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1980.tde-11042024-103417
Documento
Autor
Nome completo
Heli Rodrigo Tapia Silguera
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1980
Orientador
Banca examinadora
Brinati, Hernani Luiz (Presidente)
Mariotto, Mario
Qualifik, Paul
Título em português
Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
Palavras-chave em português
Cabotagem
Navios (Projeto)
Resumo em português
Este trabalho apresenta um procedimento sistematizado para projeto de navios de cabotagem de pequeno porte, para uso nos estágios iniciais do projeto preliminar. O procedimento baseia-se, em parte, em estudos analíticos desenvolvidos para este tipo de navios com ênfase especial para navios polivalentes. Para a parte hidrodinâmica resistência ao reboque, propulsão, comportamento em ondas e wave analysis o procedimento recorre a ensaios experimentais realizados no tanque de provas do IPT. A metodologia desenvolvida, sistematizada através de programas de computador, é aplicada a um dado problema de transporte de cabotagem, fornecendo ao projetista uma ferramenta para determinar, de forma rápida, as configurações tecnicamente viáveis e economicamente eficientes; o modelo permite, ainda, efetuar uma análise de sensibilidade da solução ótima em relação a variações nos parâmetros operacionais.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Cabotage
Ships (Project)
Resumo em inglês
This study is concerned with the formulation of a design procedure for small size vessels to be used in the first steps of the preliminary ship design. The methodology is based partly on analytical studies developed for this type of ships, with special emphasis on multipurpouse vessels for coastwise navigation. In order to evaluate the hydrodynamic hull characteristics the following ship model tests were conducted-ship resistance, stream-lines determination, self propulsion, wave analysis and seakeeping experiments. A computer program, wich incorporates the proposed methodology, is applied to a given transportation problem providing the ship designer with a valuable tool to determine, us a fast way, the ship configurations which are both technically feasible and economically efficient; this model permits also to determine the sensitivity of the optimal solution with respect to changes in the operational parameters.
 
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Data de Publicação
2024-04-11
 
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