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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2000.tde-11032024-111422
Document
Auteur
Nom complet
Sdepan Bogosian Neto
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Dias, Carlos Alberto Nunes (Président)
Augusto, Oscar Brito
Petreche, Joao Roberto Diego
Titre en portugais
Modelagem paramétrica tridimensional para análise de cavernas de navios não convencionais.
Mots-clés en portugais
Cavernas
Engenharia Naval e Oceânica
Resumé en portugais
Este trabalho procura viabilizar o modelamento tridimensional para o cálculo de cavernas nas etapas iniciais de projeto. Isto porque se julga que o modelo 3D é a melhor representação para uma estrutura de cavernas, sendo a completa compreensãodeste fato limitada à necessária leitura de toda esta dissertação. Atualmente, o cálculo 3D de cavernas é realizado em etapas posteriores do projeto, onde já estão determinados os escantilhões e pouco se pode alterar na estrutura do navio.Assim, propõe-se criar um programa que: i) permita modelamento 3D em forma paramétrica; ii) possibilite uma análise relativamente expedita de resultados; e ainda iii) possa ser utilizado por um usuário que tenha apenas conhecimentos básicos: daestrutura do navio; de resistência de materiais e, quiçá, do Método dos Elementos Finitos (MEF). O modelo 3D desenvolvido, sem utilizar apenas elementos de viga, numa abordagem que seria trivial, é baseado em elementos de casca (para as almas devigas e o chapeamento) e elementos de treliça (para flanges), representando mais realisticamente o comportamento da estrutura. Neste aspecto, não são necessárias as hipóteses clássicas quanto ao que conhece como: determinação de 'ChapaColaborante' ("Shear Lag") e distribuição de 'Áreas de Carga' em torno dos elementos de viga. Esta iniciativa, pautada no uso de elementos de casca, mostrou que os critérios de projeto, atualmente empregados, não conseguem absorver o fenômeno daconcentraçãode tensões em pontos isolados e devem ser revistos de forma a possibilitar a construção de estruturas pelo menos tão eficientes quanto as que vêm sendo tradicionalmente construídas. Na atual fase de desenvolvimento, o programa fazmalhas para um compartimento do corpo paralelo médio, onde todas as cavernas são supostamente "iguais", e permite, por seu aspecto de modelagem paramétrica, testes de convergência da malha. ) Flambagem e a análise dinâmica ainda não foram computadas, já que, pelas razões vistas no decorrer do trabalho, não são cálculos mandatórios na síntese de cavernas.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Caves
Naval and Ocean Engineering
Resumé en anglais
This paper tries to make possible a 3D static analysis of the transversal structure of ships in first stage of design. The 3D model chosen is one based upon shell elements (for large beams and hull) and truss elements (for flanges) rather thanframes in order to represent the structure more realistically, that means: no Shear Lag and Load Distribution hypothesis are needed. This feature has shown the inadequacy of nowadays ship design criterions and the necessity of new one that canprovide more flexible rules to figure out the concentrated stress phenomenon that can detected better in a shell model. In this development's phase, the program can model the whole prismatic structure, delimited within two watertight transversalbulkheads, making what we assigned as a compartment.
 
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Date de Publication
2024-03-11
 
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