• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-10082017-101302
Documento
Autor
Nome completo
Maciel Manoel de Queiróz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Mendes, André Bergsten (Presidente)
Camargo Júnior, Alceu Salles
Lima, Jairson de
Moura, Delmo Alves de
Santos, Joaquim Rocha dos
Título em português
A cadeia de petróleo no Brasil: o caso da indústria de apoio marítimo.
Palavras-chave em português
Frameworks (Desenvolvimento)
Petróleo
Produtividade industrial
Transporte marítimo
Resumo em português
Esta pesquisa aborda a Indústria de Apoio Marítimo por meio de uma visão estratégica. Trata-se de um problema relacionado à identificação e mapeamento dos Fatores Críticos de Sucesso (FCSs). A indústria de apoio marítimo é um importante segmento da cadeia de petróleo, pois, participa desde as fases iniciais, envolvendo a prospecção de um campo, até o fim da vida útil por meio da desativação dos poços de petróleo. A presente tese se propõe a analisar a indústria de apoio marítimo, caracterizando os aspectos mais importantes e impactantes, por meio da identificação dos FCSs, desenvolvimento de um framework a partir dos FCSs para a melhoria da tomada de decisão pelas empresas e também a modelagem do mapa estratégico da indústria. Por meio de entrevistas com armador, especialistas da área, dados dos sites das empresas e anuários do setor, o estudo identificou 68 FCSs. Os fatores críticos identificados foram submetidos a 28 empresas, por meio de um questionário estruturado (escala Likert de 5 pontos). As análises, por meio de estatística descritiva e testes de correlação, identificou os FCSs mais sensíveis à indústria. Além dessa contribuição, também foi proposto um framework (Matriz de Produtividade x Competitividade) para analisar a distribuição dos FCSs e o desdobramento em estratégias relacionadas a foco em melhorias urgentes, foco na inovação, foco na captação de projetos e foco na liderança do setor. Também foi modelada uma adaptação do Mapa Estratégico da Indústria da CNI para a indústria de apoio marítimo. Por fim, os principais resultados sinalizaram a sensibilidade do setor frente às variáveis relacionadas às Políticas (Industriais/Governamentais), Financiamentos e a necessidade do desenvolvimento de Inovação em toda a cadeia de suprimentos.
Título em inglês
The oil chain in Brazil: the case of the maritime support industry.
Palavras-chave em inglês
Critical success factors
Maritime transportation
Petroleum
Strategic industry map
Resumo em inglês
This research addresses the Maritime Support Industry through a strategic vision. This is a problem related to the identification and mapping of Critical Success Factors (CSFs). The maritime support industry is an important segment of the oil chain since it participates from the early stages, involving the prospecting of a field, to the end of its useful life by deactivating the oil wells. The present thesis proposes to analyze the maritime support industry, characterizing the most important and impacting aspects, through the identification of the CSFs, development of a framework from the CSFs for the improvement of the decision making by the companies and also the modeling of the Strategic map of the industry. Through interviews with ship-owner, experts from the area, company website data and industry yearbooks, the study identified 68 CSFs. The identified critical factors were submitted to 28 companies, through a structured questionnaire (Likert scale of 5 points). The analyzes, through descriptive statistics and correlation tests, identified the most sensitive CSFs to the industry. In addition to the contribution, a framework was also proposed for the analysis of the distribution of CSFs and the focus on urgent improvements, focus on innovation, focus on project capture and focus on sector leadership. An analysis was also made of the CNI's Industry Strategic Map for the Maritime Support Industry. Finally, the main results showed a sensitivity of the sector to the variables related to policies (industrial / governmental), finance and the need to develop innovation throughout the supply chain.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.