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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1983.tde-08042024-140438
Document
Auteur
Nom complet
Elcio Leite
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1983
Directeur
Jury
Gandolfo, Alfredo Coaracy Brasil
Gonçalves, Edison
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Titre en portugais
Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
Mots-clés en portugais
Submarinos
Resumé en portugais
Este trabalho indica um procedimento para análise através do Método de Elementos Finitos de estruturas na região de escotilhas de submarinos, podendo ser estendido a outros tipos de vasos de pressão. O programa NAVSAP, utilizado na análise, foi processado considerando a aplicação de uma carga hidrostática externa, correspondente à cota de colapso do submarino e diferentes geometrias, nas quais se variou a espessura do colar de reforço e da própria escotilha. Foram traçados gráficos de distribuição de tensão em função de distância ao centro da escotilha, constatando-se que os valores obtidos na região uniforme do casco coincidem com s calculados através da formulação de VON SANDEN e GUNTHER. Foram consultados diversos trabalhos experimentais e teóricos a respeito de concentração de tensões em aberturas em vasos de pressão, selecionando-se os mais importantes para comparação com os resultados aqui apresentados.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Submarines
Resumé en anglais
n the presente work a procedure for the analysis of submarine structures near hatches by the Finite Elements Method, also applicable to other types of pressure vessels, is indicated. The NAVSAP program used in the analysis was run considering an external load corresponding to the hull colapse pressure and different geometries in which the thicknesses of the reinforcing ring and of the hatch were varied. Stress distribution curves distance to the center of the hatch wer plotted, showing that the values in the uniform region of the hull confirms the calculated ones by the VON SANDEN & GUNTHERS Method. A great number of experimental and theoric papers regarding stress concentration near pressure vessels openings were consulted and the most important ones were chosen for comparison.
 
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ElcioLeiteDissert.pdf (22.80 Mbytes)
Date de Publication
2024-04-08
 
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