• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-08042024-100422
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos de Parahyba Campos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1995
Director
Tribunal
Nishimoto, Kazuo (Presidente)
Sotelo Junior, José
Tachibana, Toshi Ichi
Título en portugués
Projeto racional de embarcações a vela.
Palabras clave en portugués
Embarcações a vela
Vento (Efeitos)
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objetivo dar subsídios ao engenheiro naval para o projeto racional de embarcação a vela, utilizando uma nova ferramenta de análise: o programa para predição de velocidades. O comportamento da embarcação a vela e resultado da integração entre as forças e momentos resultantes da ação do vento sobre a vela e da interação das obras vivas com a água. São sugeridas diferentes metodologias de integração e modelos matemáticos para a determinação das forças atuantes. A análise paramétrica para verificação da precisão do modelo matemático, bem como a aplicação de uma metodologia de otimização de performance, permitem uma busca direcionada das dimensões ideais de um veleiro para uma dada condição de projeto. As principais conclusões podem ser divididas em três áreas: a que se refere ao programa de predição de velocidade, a que se refere ao modelo de análise e a que se refere a filosofia de projeto. O programa de predicao de velocidade e uma ferramenta de analise muito util e seu desenvolvimento confere flexibilidade e credibilidade aos resultados. O modelo de análise indica a necessidade da definição das condições de projeto da embarcação, pois não é possível obter um veleiro com a melhor performance em todas as condições de vento. Finalmente, o programa para predição de velocidade vem aproximar os engenheiros teóricos daqueles mais práticos e vice-versa.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Sailing vessels
Wind (Effects)
Resumen en inglés
The subject of this dissertation is the rational design of sailing yacht using a velocity prediction program. When sailing, the yacht presentes angle of hell, angle of yawl and velocity, resulto f equilibrium between aerodynamics and hidrodynamics forces and moments. Some mathematical models are introduced to obtain these forces and moments, and diferents ways of integration between hull and rig are explain. One analytical modelo f performance optimization is suggested making variations in some coefficients and dimensions, showing the effect on performance. The design of sailing yacht is a complex task and the naval engineer has to define the operational conditions before begins the Project. The sailing yacht has personalit, doing its best in some conditions of Wind and sea. The VPP is a good tool for Discovery its personalit and make the theoretical approach of design close to practical approach.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.