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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-08042024-100422
Document
Auteur
Nom complet
Marcos de Parahyba Campos
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1995
Directeur
Jury
Nishimoto, Kazuo (Président)
Sotelo Junior, José
Tachibana, Toshi Ichi
Titre en portugais
Projeto racional de embarcações a vela.
Mots-clés en portugais
Embarcações a vela
Vento (Efeitos)
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo dar subsídios ao engenheiro naval para o projeto racional de embarcação a vela, utilizando uma nova ferramenta de análise: o programa para predição de velocidades. O comportamento da embarcação a vela e resultado da integração entre as forças e momentos resultantes da ação do vento sobre a vela e da interação das obras vivas com a água. São sugeridas diferentes metodologias de integração e modelos matemáticos para a determinação das forças atuantes. A análise paramétrica para verificação da precisão do modelo matemático, bem como a aplicação de uma metodologia de otimização de performance, permitem uma busca direcionada das dimensões ideais de um veleiro para uma dada condição de projeto. As principais conclusões podem ser divididas em três áreas: a que se refere ao programa de predição de velocidade, a que se refere ao modelo de análise e a que se refere a filosofia de projeto. O programa de predicao de velocidade e uma ferramenta de analise muito util e seu desenvolvimento confere flexibilidade e credibilidade aos resultados. O modelo de análise indica a necessidade da definição das condições de projeto da embarcação, pois não é possível obter um veleiro com a melhor performance em todas as condições de vento. Finalmente, o programa para predição de velocidade vem aproximar os engenheiros teóricos daqueles mais práticos e vice-versa.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Sailing vessels
Wind (Effects)
Resumé en anglais
The subject of this dissertation is the rational design of sailing yacht using a velocity prediction program. When sailing, the yacht presentes angle of hell, angle of yawl and velocity, resulto f equilibrium between aerodynamics and hidrodynamics forces and moments. Some mathematical models are introduced to obtain these forces and moments, and diferents ways of integration between hull and rig are explain. One analytical modelo f performance optimization is suggested making variations in some coefficients and dimensions, showing the effect on performance. The design of sailing yacht is a complex task and the naval engineer has to define the operational conditions before begins the Project. The sailing yacht has personalit, doing its best in some conditions of Wind and sea. The VPP is a good tool for Discovery its personalit and make the theoretical approach of design close to practical approach.
 
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Date de Publication
2024-04-08
 
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