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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-07042021-163457
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Laureti Thomaz Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Nishimoto, Kazuo (Presidente)
Nakao, Osvaldo Shigueru
Picazzio, Enos
Título em português
Estudo do uso de sistema de videoconferência para curso de pós-graduação colaborativo Brasil-Japão em engenharia naval e oceânica.
Palavras-chave em português
Educação à distância
Educação sem fronteiras
Multimídia
Tecnologia educacional
Videoconferência
Resumo em português
Nesta dissertação é apresentado o estudo de caso do Programa Colaborativo Brasil-Japão de educação a distância para pós-graduação em Engenharia Naval e Oceânica, realizado por videoconferência, em inglês, com a participação de universidades brasileiras e japonesas com alto grau de expertise na área Naval. A finalidade do Programa é o compartilhamento e o fortalecimento de saberes, o desenvolvimento de tecnologias, o intercâmbio mútuo de pesquisadores e o compartilhamento de instalações tecnológicas. Neste estudo foram mapeadas as possibilidades, limitações e os desafios encontrados na realização do programa, além de dados referentes à adesão de alunos, abordagem das disciplinas, desenvolvimento do programa, como também um panorama referente às experiências dos alunos participantes, proporcionando dados reais que contribuam para futuras iniciativas. O programa colaborativo, utilizando tecnologias da informação e comunicação para educação, oportunizou a construção de conhecimento e possibilitou a estudantes brasileiros e japoneses o acesso à pesquisa, ao desenvolvimento e às aulas de professores altamente qualificados do Brasil e do Japão, podendo ser assistidas remotamente sem a necessidade de deslocamentos nacionais ou internacionais. O curso colaborativo parte do modelo presencial utilizado nas universidades brasileiras e japonesas para o modelo não presencial síncrono, também chamado de educação à distância (EaD) síncrona, com exigência de interação ao vivo simultaneamente a todas as universidades participantes do projeto.
Título em inglês
Study of the use of videoconferencing system for collaborative postgraduate course Brazil-Japan in Naval and Oceanic Engineering.
Palavras-chave em inglês
Distance education
Education without frontiers
Educational technology
Multimedia in education
Video conferencing
Resumo em inglês
This dissertation presents the case of the Brazil-Japan Collaborative Distance Education Postgraduate Program in Naval and Oceanic Engineering, conducted by videoconference, with the participation of Brazilian and Japanese universities with a high level of expertise. The purpose of the Program is sharing and strengthening of knowledge, the development of technologies, the mutual exchange of researchers, and sharing of technological facilities. The possibilities were mapped, limitations and challenges encountered in the implementation of the program, as well as data on student adherence, course approach, program development, as well as an overview of the experiences of participating students, providing real data that contribute for future initiatives. The Collaborative Program, using information and communication technologies for education, provided the opportunity to build knowledge and allowed Brazilian and Japanese students access to research, development and classes by highly qualified teachers from Brazil and Japan, and could be remotely attended without the need for national or international travel. The Collaborative Course starts from the presential model used in Brazilian and Japanese universities for the synchronous non-presential model, also called synchronous distance education, with the requirement of live interaction simultaneously to all participating universities of the project.
 
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Data de Publicação
2021-04-13
 
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