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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2003.tde-03082023-090948
Documento
Autor
Nome completo
Douglas Tacla
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Brinati, Marco Antonio
Caixeta Filho, Jose Vicente
Júnior, Orlando Fontes Lima
Widmer, Joao Alexandre
Título em português
Estudo de transporte colaborativo de cargas de grande volume, com aplicação em caso de soja e fertilizantes.
Palavras-chave em português
Fertilizantes
Logística
Soja
Transporte de cargas
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo realizar um estudo de "Transporte Colaborativo" para grandes volumes, especificamente para conjugação de cargas no transporte rodoviário, com aplicação para o caso Soja e Fertilizantes. A proposta do trabalho é desenvolver uma metodologia capaz de conciliar as necessidades do transporte com as restrições impostas pelas necessidades das janelas de tempo, vindo a flexibilizar-se essas restrições, de modo a interferir nos níveis hierárquicos de decisão. Com a profundidade adequada ao contexto, a pesquisa, então, estabelece como promover a interação com estes níveis, a saber: estratégico, tático, e operacional. No nível estratégico: contribuir no planejamento dos locais e momentos de armazenagem dos produtos, de modo objetivo, determinando a seqüência de esvaziamento dos silos, visando a maximizar a conjugação de cargas. No nível tático: determinar o momento e origem da retirada dos produtos para a movimentação. No nível operacional: tratar especificamente a execução da conjugação das cargas, concretizando assim a metodologia desenvolvida nesta tese de doutorado, tendo sido esta metodologia fundamentada em uma modelagem matemática. O resultado da aplicação da metodologia proposta deverá trazer importante economia no processo de execução do transporte, otimizando os recursos com a maximização dos percursos com carga e diminuindo o tempo desperdiçado entre cargas sucessivas. O "Transporte Colaborativo" foi instituído como conceito noano de 2000 nos Estados Unidos da América, surgindo a partir de uma segmentação e estudo particular do "CPFR" (Collaboration Planning, Forecasting, and Replenishment). A forma mais usual de aplicação do Transporte Colaborativo abrange os elementos de uma mesma cadeia de suprimentos, ou seja: compradores, vendedores e transportadores. ) Conceitualmente, a abrangência ocorre em três categorias principais: planejamento estratégico; previsão de demanda, re-suprimento; execução física. Nota-se que essa percepção está em linha com o objetivo dessa pesquisa. A questão nova a ser abordada, relativa ao conceito mais usual do Transporte Colaborativo, é a da colaboração entre empresas não integrantes da mesma cadeia de suprimentos que possuem logística complementar, como o elo clássico Comprador/Fornecedor. A aplicação ao caso soja/fertilizantes está perfeitamente ajustada a esta condição, isto é: o transporte de soja é complementar ao de fertilizantes, ensejando com ênfase o transporte conjugado. O resultado mais importante a ser conseguido no Transporte Colaborativo, a redução de custos com a maximização da utilização do recurso de transporte (caminhões no caso), tem como agente fundamental o transporte conjugado; no caso dessa pesquisa, portanto, é atingido este fim, não com elementos da mesma cadeia de suprimentos mas que se complementam na logística. O estudo de caso a receber a aplicação da metodologia proposta nesse trabalho refere-se à movimentação de soja efertilizantes, com o objetivo claro de conjugar essas cargas e assim prover o transporte colaborativo entre as empresas. Para esse caso real a ser desenvolvido utilizou-se um banco de dados gerados nas empresas, que são as maiores no mercado brasileiro e mundial de Soja e Fertilizante, responsáveis juntas pela movimentação de mais de 30 milhões de toneladas por ano no Brasil. O banco de dados primário, disponível para a aplicação ao caso, possui 411.852 registros que refletem com exatidão todo o volume de carga movimentada no período de estudo. ) Os resultados obtidos são muito satisfatórios e projetarão redução na conta de frete rodoviário da ordem de R$120 milhões por ano se a metodologia aqui proposta for implantada em sua plenitude. Os resultados numéricos completos e recomendações para continuidade da pesquisa são apresentados no final desta tese
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Cargo transport
Fertilizers
Logistics
Soy
Resumo em inglês
This research has the proposal to carry out a study of Collaboration Transportation of large volumes, especially for conjugation of cargoes in the trucking transportation, and the application in the case of Soy and Fertilizers. The purpose of this work is to present a capable methodology to reconcile the needs of the transport with the imposed time windows restraints, coming to help in those restraints to interfere in hierarchy the decision levels. It is shown the interface of the three hierarchy levels of decision: strategic, tactical, and operational. The interface in the strategic level is to contribute in the planning of the locality and time of storage of the products, it means: to determine sequence and the moments to move products from the silos. In the tactical planning level is to determination of the time windows and origin of the products pick up until its handling. The operational level is the specific operation from the conjugation of the shipments; and this way consolidate the planning of the three hierarchy levels with the methodology application well founded at mathematical model, developed for this doctor's thesis. The results of the application of this proposal should bring a huge economy in the trial of the execution of this transportation, optimizing the sources maximizing journeys with the handling of these shipments and reducing the time lost between successive shipments. The "Collaborative Transportation" was established as a concept in 2002,emerging from segmentation and a private study of the "CPFR" (Collaboration, Planning, Forecasting, and Replenishment). Collaborative transportation takes place, conceptually, when one can use, or share, the same transportation facilities for a closed cycle of cargo moving. ) One would need to gather the participants of the same logistics chain, or shippers that might offer complementary cargo - such as cargos compatible with the transportation facilities available in the complementary route - thus securing the return cargo. The opportunities for collaboration among buyers, sellers and transportation companies take place in three main categories: strategic planning, demand forecast, re-supply, and execution. Collaborative Transportation as a new important tool in obtaining expected results, its actual application calls for an objective project for companies whose have complementary logistic, and not simple buyer/seller relationship. From the real case to be developed we obtained a database generated in the companies that are the biggest in the world and Brazilian market of Soy and Fertilizer, which in combination handle of more than 30 million/tons per year in Brazil. The available primary database for the application to this case possesses 411.852 records that reflect with accuracy the movement of all the shipment handled in the period of study. The results obtained were very satisfactory. Those results project a freight reduction about R$120 millionper year, if the methodology will be totally established. The complete results and recommendations for research sequence are presented in the conclusion of this thesis.
 
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DouglasTaclaCorr03.pdf (17.50 Mbytes)
DouglasTaclaOrig03.pdf (18.63 Mbytes)
Data de Publicação
2023-08-03
 
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