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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1984.tde-02052024-140210
Document
Author
Full name
Kazuo Hirata
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1984
Supervisor
Committee
Qualifik, Paul
Salvagni, Ronaldo de Breyne
Veiga, Jorge Pinheiro da Costa
Title in Portuguese
Uma metodologia de análise de vibração em propulsores devido a esteira não uniforme.
Keywords in Portuguese
Propulsão
Vibrações
Abstract in Portuguese
Este trabalho desenvolve um método para o cômputo de esforços alternados induzidos em hélices, originados pelo campo irregular de esteira no qual aqueles operam. A técnica adotada consiste no uso de uma formulação matemática bidimensional, linear, para fólios imersos em escoamento perturbado por um escoamento secundário de velocidade senoidais perpendiculares e paralelas ao fólio, efetua-se nesta formulação uma correção experimental. O programa de computador elaborado a partir desta formulação permite efetuar o cômputo das 6 componentes, 3 forças e 3 momentos, atuantes globalmente no propulsor e as forças e momentos isolados em cada pá. Também é possível efetuar a análise de alterações geométricas no propulsor como a introdução de torção, que é utilizada para a minimização de níveis de vibração.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Propulsion
Vibrations
Abstract in English
This work develops a method to compute alternate forces induced on propellers, due to non uniform wake distribution, Where the propellers operate. A two-dimensional , linear, mathematical model for foil imersed in a main flow, perturbed by a perpendicular and parallel secondary flow, is adopted. The model is corrected by experimental results. The computer program developed from the above approach, calculates the 6 components, 3 forces and 3 moments, acting on the propeller as a whole and the forces and moments on each blade. The influence of some parameters like skew, which is particularly usefull in vibrations load minimization, can also be computed.
 
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KazuoHirata.pdf (10.39 Mbytes)
Publishing Date
2024-05-02
 
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