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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2011.tde-09032012-140924
Document
Author
Full name
Carlos Alberto Ferreira Lagarinhos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Tenório, Jorge Alberto Soares (President)
Bernardes, Andrea Moura
Caponero, Jefferson
Espinosa, Denise Crocce Romano
Valenzuela Díaz, Francisco Rolando
Title in Portuguese
Reciclagem de pneus: análise do impacto da legislação ambiental através da logística reversa.
Keywords in Portuguese
Legislação
Logística reversa
Tecnologias
Abstract in Portuguese
O descarte de pneus inservíveis vem se tornando um problema mundial. No Brasil, desde 2002, os fabricantes e importadores são os responsáveis pela coleta e destinação desse material. A partir da revisão da Resolução no 258/99 e aprovação da Resolução no 416/09 houve um crescimento no número de pontos de coleta, empresas de pré-tratamento e valorização energética no país. O Brasil possui capacidade ociosa em todos os processos existentes de reciclagem e valorização energética. Este trabalho apresenta um estudo sobre a logística reversa dos pneus usados no Brasil, desde os pontos de coleta até a sua destinação final, avaliando o cenário atual e propondo mudanças para a melhoria dos sistemas implementados pelos fabricantes, importadores, revendas e distribuidores, e pelas empresas de prétratamento. Foram realizadas pesquisas de campo em pontos de coleta, empresas de pré-tratamento, borracharias, empresas de coprocessamento, de triagem e seleção, reformadores e recicladores, associações que representam os fabricantes, além de entidades internacionais que trabalham com a reciclagem de pneus com o objetivo de avaliar os modelos utilizados e comparar com o sistema implementado no Brasil. Trata-se de uma alternativa para o cumprimento das metas estabelecidas pelos órgãos ambientais para a redução do passivo ambiental. Foi montado um algoritmo genético para simulação da coleta e destinação dos pneus usados no Estado de São Paulo, sendo o excedente da capacidade enviado para os Estados de Minas Gerais e para o Paraná para coprocessamento.
Title in English
Tires recycling: analysis of the impact of environmental legislation through the reverse logistics.
Keywords in English
Legislation
Reverse logistics
Technologies
Abstract in English
The discarding of dischargeable tires has becoming a worldwide problem. In Brazil, since 2002, the manufacturers and importers are responsible for collecting and destination of such product. Since the Resolution revision no 258/99 and approval of Resolution no 416/09 there was an improvement in the collect stations, pre-treatment and energetic valorization companies in the country. Brazil has an idle capacity in all existing recycling processes and energetic valorization. This thesis presents an analysis of reverse logistics for the tires used in Brazil, since the collect stations to the final destination, evaluating a nowadays scenario, proposing changes so that to improve the existing systems used by the manufacturers, importers, resale and dealers as well as for the pre-treatment companies. Field researches in the collect stations, pre-treatment, tire repair, co-processing companies, screening and selection, retread and recyclers, associations that represent the manufacturers and international entities which work with tires recycle, viewing analyze the models used by them and compare to the implemented system in Brazil. It is an alternative to comply with the established targets by the environmental entities for the reduction of the environmental liabilities. It was elaborated an algorithm and made a simulation of all collect and destination stations in São Paulo state, being the capacity surplus sent to Minas Gerais and Paraná states for co-processing.
 
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Publishing Date
2012-04-09
 
WARNING: The material described below relates to works resulting from this thesis or dissertation. The contents of these works are the author's responsibility.
  • LAGARINHOS, CARLOS A. F., and TENÓRIO, JORGE A. S. Logística reversa dos pneus usados no Brasil [doi:10.1590/S0104-14282012005000059]. Polímeros (São Carlos. Impresso) [online], 2012, vol. 2012, p. 10.1590/S0104-1.
  • Lagarinhos, Carlos Alberto Ferreira, e Tenório, Jorge Alberto Soares. Tecnologias utilizadas para a reutilização, reciclagem e valorização energética de pneus no Brasil. Polímeros (São Carlos. Impresso), 2008, vol. 18, p. 106-118.
  • LAGARINHOS, C. A. F., e Tenório, Jorge Alberto Soares. Reciclagem de Pneus Inservíveis os Desafios da Logística Reversa no Brasil. In 11º Congresso Brasileiro de Polímeros, Campos do Jordão, 2011. 11º Congresso Brasileiro de Polímeros. : ABPOL, 2011.
  • LAGARINHOS, C. A. F., e Tenório, Jorge Alberto Soares. REVERSE LOGISTICS AND TECHNOLOGIES TO RECYCLING POST CONSUMER TIRES IN BRAZIL. In 11º Congresso Brasileiro de Polímeros, Campos do Jordão, 2011. 11º Congresso Brasileiro de Polímeros. : ABPOL, 2011.
  • LAGARINHOS, C. A. F., TENÓRIO, J. A. S., e Tenório, Jorge Alberto Soares. Logística reversa dos pneus pós-consumo e tecnologias utilizadas para a reciclagem dos pneus. In Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Campos do Jordão, 2010. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2010.
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