• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.1992.tde-03082022-074416
Documento
Autor
Nome completo
Jorge Alberto Soares Tenório
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Takano, Cyro (Presidente)
Cavallante, Ferdinando Luiz
D'Abreu, Jose Carlos
Paschoal, José Octavio Armani
Vieira, Renato Rocha
Título em português
Estudo da dissolução do Fe-NbC em ferro líquido.
Palavras-chave em português
Carbonatação
Engenharia metalúrgica
Ferro
Materiais (Propriedades mecânicas
Nióbio
Resumo em português
O objetivo do presente estudo foi o de investigar os aspectos tecnológicos do processo de dissolução do Fe-NbC em ferro. Para tanto, foram ensaiadas técnicas de adição deste material na forma de pó, briquetes, pó compactado em tubo de aço e injeção com argônio. Estudou-se também o efeito das concentrações de nióbio e de carbono no rendimento e do tempo no processo de dissolução. O Fe-NbC é um material com granulometria inferior a 150 micrometros, microestruturalmente constituído por carbonetos de nióbio poligonais, agregados, em uma matriz de ferro. O Fe-NbC apresenta tempos de dissolução inferiores a um minuto e rendimento na faixa de 80 a 90%, na temperatura de 1600 C°. No processo de dissolução do Fe-NbC ocorre inicialmente a dissolução da matriz liberando os carbonetos de nióbio, ocorrendo a dissolução destes carbonetos atá a saturação do líquido; os carbonetos que não se dissolvem permanecem retidos no líquido ou irão formar uma drosse. O rendimento diminui a partir de um teor de nióbio limite, que depende da concentração de carbono de banho, definindo, assim, uma curva do tipo limite de solubilidade.
Título em inglês
Study of the dissolution of Fe-NbC in liquid iron.
Palavras-chave em inglês
Carbonation
Iron
Metallurgical engineering
Niobium
Resumo em inglês
The aim of the present investigation was to study technological features of the Fe-NbC dissolution in liquid iron. Addition technics of Fe-NbC in the form of powder, briquettes, compacted powder into steel pipe and injection using argon as a carrier gas were investigated. It was also studied how the addition yield is effected by the niobium and carbon concentration in the melt and by the dissolution time. Fe-NbC employed in the experimental runs a particle size smaller than 150 micronmeters . Its microconstituents are polygonal niobium carbides and a iron matrix. The obtained dissolution times were less than one minute, and the yields were in the range of 80-90% at 1873 K. In the Fe-NbC dissolution process, the matrix dissolution occurs at first, and as a consequence the niobium carbides become free to dissolve. These carbides will dissolve until the melt reaches the saturation point. The undissolved carbides remain trapped in the liquid metal or will form a dross. The addition yield decreases when the niobium concentration reaches this limit value, that depends on the carbon concentration. Thus, there is a solubility limit type curve.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.