• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-01072021-132627
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Fonseca de Oliveira Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Azevedo, Cesar Roberto de Farias (Presidente)
Fuoco, Ricardo
Guesser, Wilson Luiz
Título em português
Influência da espessura e do carbono equivalente nas propriedades mecânicas de tração de ferros fundidos cinzentos com espessura fina de parede.
Palavras-chave em português
Carbono equivalente
Diâmetro hidráulico interdendrítico
Espessura fina de parede
Ferro fundido cinzento
Microestrutura
Propriedades mecânicas de tração
Solidificação
Validação de modelo
Resumo em português
Esse trabalho estudou o efeito da variação do carbono equivalente (3,90 e 4,20%) e da espessura (velocidade de resfriamento) na microestrutura e propriedades mecânicas de tração de ferros fundidos cinzentos de matriz perlítica (fundição de placas de espessura de 2,6 a 5,8 mm). A caracterização microestrutural das amostras retiradas das placas com diferentes espessuras foi realizada para a determinação do tamanho da célula eutética (TMCE), do espaçamento secundário dos braços de dendritas de austenita (SDAS), da fração e morfologia das lamelas de grafita, da fração de dendritas primárias, do diâmetro hidráulico interdendrítico (Dhyd) e do espaçamento interlamelar da perlita (?perlita). Os resultados mostraram um refino macro e microestrutural com aumento da velocidade de solidificação. A redução do carbono equivalente levou a um maior limite de resistência à tração do fundido. O refino macro e microestrutural aumentou o limite de resistência do ferro fundido cinzento de 274 MPa para 524 MPa. Os valores de diâmetro hidráulico interdendrítico e de espaçamento interlamelar da perlita foram usados para testar a validade de duas equações preditivas do limite de resistência, uma baseada na equação de Griffith e outra em Hall-Petch.
Título em inglês
Influence of thickness and carbon equivalent on thin wall grey cast iron mechanical properties.
Palavras-chave em inglês
Carbon equivalent
Critical cooling rate
Grey cast iron
Interdendritic hydraulic diameter
Model validation
Tensile strength
Thin-wall casting
Resumo em inglês
The effects of the cooling rate and carbon equivalent of two pearlitic lamellar graphite cast irons on their tensile strength were investigated. The critical cooling rate was varied by changing the thickness of the cast plates from 5.8 to 2.6 mm and the values of the carbon equivalent were equal to 3.90 and 4.20%. The increase in the cooling rate promoted the refining of secondary dendrite arm spacing, graphite flakes, eutectic cell size, interdendritic hydraulic diameter and pearlite interlamellar spacing. The maximum tensile strength increased from 274 to 524 MPa with the increase of the cooling rate and reduction in the carbon equivalent combined. The results were used to test two tensile strength predictive models based on modified versions of the Griffith and Hall-Petch equations.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-07-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.