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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1996.tde-29042024-150553
Documento
Autor
Nombre completo
Cesar Abraham Flores Cisneros
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1996
Director
Tribunal
Cabral, Eduardo Lobo Lustosa (Presidente)
Dias, Carlos Alberto Nunes
Tu, Carlos Chien Ching
Título en portugués
Projeto de um redutor planetário composto a tração.
Palabras clave en portugués
Engenharia mecânica
Resumen en portugués
Neste trabalho foi analisado e projetado um redutor de precisão e alta relação de redução. Para isso, inicialmente, foi realizada uma pesquisa preliminar onde foram identificados alguns redutores comerciais com estas características. Foi realizada uma avaliação qualitativa e observou-se que nos redutores mais precisos o mecanismo de transmissão de torque era por tração e os que apresentam maiores relação de reducao eram redutores cicloidais e planetários compostos. Dessa forma, foi decidido pela configuração do redutor planetário composto por tração. Foi desenvolvida uma metodologia de cálculo e projeto deste tipo de redutor, que inclui, análise de sensibilidade da relação de redução, cálculo da resistência dos materiais dos elementos rolantes quanto a fadiga e quanto a deformação permanente, cálculo dos sistemas de pré-carga e cálculo do sistema de alinhamento dos planetas. Foram desenvolvidos programas computacionais para mecanização destes cálculos, possibilitando a otimização do projeto. Finalmente foi projetado e detalhado um redutor com torque de saída e velocidade de entrada compatíveis com valores de redutores comerciais utilizados em bracos robóticos e mesas de máquinas de comando numérico.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Mechanical engineering
Resumen en inglés
In this work we analysed and designed a speed reducer with a high reduction ratio and high precision. Initially, we performed a literature review and identified some speed reducers with these characteristics. We made a qualitativy evaluation and we observed that in the most precision speed reducers the torque transmission was made by traction and the speed reducers with the highest reduction ratio were either cycloidal or planetary with composed stages. Thus, we decided to develop a planetary traction speed reducer with composed stages. We further developed a design methodology for this kind of reducer, which included, the reduction ratio sensibility analysis, the calculation of the resistance of rolling elements due to fadigue and due to permanente deformation and the calculation of the pre-load and planet alingment systems. We also developed computacional programs to automate these calculations and allowing a design optimization. Finally, we designed and detailed a speed reducer with output torque and inlet speed common to comercial reducers used in robotic arms and tables of numerical command machines.
 
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Fecha de Publicación
2024-04-29
 
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