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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-29022024-140848
Documento
Autor
Nombre completo
Weber de Brito Barbosa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Fleury, Agenor de Toledo (Presidente)
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Nigro, Francisco Emilio Baccaro
Título en portugués
Análise experimental e simulação de vibrações induzidas por bombas em sistemas de combustível de aeronaves.
Palabras clave en portugués
Aeronaves
Bombas centrífugas
Combustíveis
Resumen en portugués
Sistemas de combustível desenvolvidos para aeronaves, assim como outros tipos de sistemas hidráulicos, são submetidos a vibrações induzidas por diversas fontes. Dentre estas, a bomba ou bombas, integrantes do sistema, podem acabar por provocar danos ao mesmo, através de vibrações decorrentes da "pulsação" da pressão do combustível nas tubulações. Este trabalho tem como objetivo possibilitar a análise destas pulsações da pressão e seu possível impacto em sistema de combustível de aeronaves e seus componentes, através de um simulador, utilizando-se MATLAB/SIMULINK(*) que, a partir do ajuste de poucos parâmetros de entrada, possa ter seus resultados comparados com dados reais, obtidos em testes realizados no avião ou em um "rig", que reproduz o sistema real, auxiliando o projeto de tais sistemas. O simulador foi adaptado e desenvolvido a partir de um projeto aplicável a sistemas hidráulicos industriais, que utiliza diagramas de blocos e funções de transferência representando as tubulações e os componentes do sistema e baseado em hipóteses usualmente adotadas em estudos de dinâmica de fluídos. Medidas de pressão e vazão do combustível e tensão das bombas, realizadas em um "rig" de combustível e no avião real, foram usadas para ajustar os parâmetros de entrada e obter referências para adaptar e comparar os resultados obtidos através do simulador.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Aircraft
Centrifugal pumps
Fuels
Resumen en inglés
Aircraft fuel systems, as well as other typical hydraulic systems, are subjected to vibration, induced by several fonts. Within these, the system pump or pumps plays an important role, with potential damage to the system plumbing or components, due to vibration induced by fuel flow pressure variation. The main objective of this work is to allow the pressure variation evaluation and analysis, and the possible impacts on the fuel system and/or its components, through a MATLAB/SIMULINK(*) simulator which, through the adjustment of few input parameters, can allow its outputs to be evaluated against real data extracted from aircraft and/or fuel rig tests, helping the design of such systems. The simulator was adapted and developed from one project applicable to industrial hydraulic system, which uses block diagrams and transfer functions that represent the fuel system plumbing and components characteristics and the usual fluid dynamic hypothesis. Fuel flow and pressure and pumps voltage were measured in the aircraft and fuel rig tests and used to adjust the simulator input parameters and as reference for the simulator outputs evaluation.
 
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Fecha de Publicación
2024-02-29
 
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