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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-23022024-104316
Documento
Autor
Nome completo
Orlando Merschmann Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Presidente)
Dias, Carlos Alberto Nunes
Martinez, Miguel Angel Buelta
Título em português
Análise de falha por fadiga de vaso de pressão autoportante para transporte rodoviário de produtos perigosos a granel.
Palavras-chave em português
Fadiga dos materiais
Imperfeições e falhas dos materiais
Transporte de carga perigosa
Transporte rodoviário
Resumo em português
No Brasil, o transporte de cargas líquidas a granel é, usualmente, executado através de rodovias, com o emprego de implementos rodoviários especialmente desenvolvidos para tal finalidade. Estes Equipamentos são constituídos de Chassis e Vaso de Pressão, cujo dimensionamento é baseado em Normas do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial - INMETRO - , sendo que o líquido é transportado em seu interior. Este tipo de implemento, denominado de Semi-Reboque Tanque é acoplado a um caminhão trator, usualmente chamado cavalo mecânico. Recentemente, grande número de empresas de transporte tem registrado a ocorrência de trincas na solda de ligação dos Anéis de Reforço ao Casco do Vaso de Pressão destes Semi-Reboques Tanque. Esta falha apresenta grande periculosidade, uma vez que, caso a trinca torne-se passante no Casco, há ocorrência de vazamento de produtos químicos perigosos, para o meio-ambiente. Tendo em vista o risco potencial associado a esta falha, neste Trabalho é feita uma análise das tensões atuantes no Vaso de Pressão de um Semi-Reboque Tanque destinado ao transporte de soda cáustica, considerando a ação do peso do líquido transportado e da variação das condições de apoio dos Pneus do Equipamento em função da presença de irregularidades no piso da via trafegável. A análise é executada com o auxílio do Método dos Elementos Finitos, sendo que, a partir das distribuições de tensão obtidas nos diversos Casos de carregamento analisados, procuram-se definir as áreas da Estrutura mais susceptíveis a apresentar trincas, associadas à ocorrência do fenômeno de fadiga. Adicionalmente, utilizando-se a tradicional Curva S-N, apresenta-se uma estimativa para a vida operacional deste tipo de Vaso de Pressão Autoportante - Semi-Reboque Tanque, considerando que esta é definida pela ocorrência de falha por fadiga.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Material fatigue
Material imperfections and failures
Road transport
Transport of dangerous goods
Resumo em inglês
In Brazil, the liquid cargo transportation is usually made through highways, using special automotive devices developed to perform this task. Basically, those devices present two parts: the Chassis and the storage Pressure Vessel, which has the structural arrangement and structural parts size defined based on specific codes, edited by the National Institute for Metrology and Industrial Quality (INMETRO, in Portuguese). The liquid cargo is loaded inside the Pressure Vessel and the device, frequently named Semitrailer Tank is linked to a truck. Recently, a great number of liquid cargo carriers have identified the presence of cracks in the welds joining the stiffener and the Vessel hull structure. That kind of failure is considered very dangerous, because once the crack becomes through thickness, a leakage may occur, contaminating the enviroment. Considering the hazard associated with that failure, this thesis presents the stress analysis of the Semitrailer Tank with emphasis in the pressure hull stress analysis, which is performed with the use of Finite Element Method, considering the loading related to the liquid weight and to the road surface irregularities. Based on those stress distributions, associated with a given number of loading conditions, the most susceptible areas of the Pressure Vessel for cracking are defined. An estimation of the Semitrailer Tank operation life, considering fatigue as the basic structural failure mode, is made, using the traditional S-N Curve.
 
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Data de Publicação
2024-02-23
 
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