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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-23022024-100148
Documento
Autor
Nome completo
Flavio Arcanjo Santana
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Presidente)
Augusto, Oscar Brito
Dias, Carlos Alberto Nunes
Título em português
Análise de fadiga de rodas para veículos de transporte de carga.
Palavras-chave em português
Fadiga de contato
Rodas
Veículos automotores
Resumo em português
A diminuição do peso dos componentes em veículos auomotores é um grande desafio para a indústria automotiva, sendo isto muito importante principalmente para veículos destinados ao transporte de cargas, onde a melhoria do desempenho dos mesmos em termos de consumo de combustível e capacidade de transporte de cargas representa grande lucratividade para os usuários. A crescente utilização de rodas de alumínio por caminhões e ônibus, substituindo rodas equivalentes em aço, motivou o desenvolvimento deste estudo, o qual tem como objetivo comparar a durabilidade de uma roda de aço com a durabilidade de uma roda equivalente em alumínio, sendo as duas destinadas à utilização por veículos de transportes de carga. Esta comparação foi realizada com base numérica, sendo para isto utilizado o Método dos Elementos Finitos, considerando-se como possíveis mecanismos de colapso das rodas o escoamento e a ocorrência de colapso por fadiga. Foram desenvolvidos procedimentos para geração dos modelos e distribuição de carregamentos, onde para esta última, foram considerados resultados experimentais obtidos em literatura. A condição de carregamento sobre a qual a análise de fadiga é realizada é estabelecida de acordo com anorma NBR 6751 "Rodas para caminhões - Verificação da durabilidade e resistência", que especifica as condições de carregamento e exigências mínimas de desempenho para estes componentes.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Contact fatigue
Motor vehicles
Wheels
Resumo em inglês
The decrease in componentes weight for self-driven vehicles is a great challenge for the automotive industry, since it isd very importante mainly for vehicles used to load transportation, where the improvement of the vehicles in terms of fuel consumption and transportation capacity representes a great profit for the users. The increasing use of aluminum wheels for trucks and buses, replacing equivament steel wheels, motivated the development of this study with the purpose of comparing the durability of a steel with an equivalente aluminum one, considering two wheels aimed to load traqnsportation vehicles. This comparison is accomplished in a numerical basis with the use of the Finite Element Method by considering as possible colapse mechanisms the general yielding and fatigue. Procedures were developed for generation of the Finite Element models and loads distribution. For the later, experimental results obtained from literature were taken into account. The load conditions in which the fatigue analysis is accomplished are established in agrément with the requirements of the standard specification NBR 6751 Truck wheels Verification of the durability and resistance [1], that specifies the load conditions and minimum performance requirements for those components.
 
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Data de Publicação
2024-02-23
 
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