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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-23022024-100148
Document
Auteur
Nom complet
Flavio Arcanjo Santana
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Président)
Augusto, Oscar Brito
Dias, Carlos Alberto Nunes
Titre en portugais
Análise de fadiga de rodas para veículos de transporte de carga.
Mots-clés en portugais
Fadiga de contato
Rodas
Veículos automotores
Resumé en portugais
A diminuição do peso dos componentes em veículos auomotores é um grande desafio para a indústria automotiva, sendo isto muito importante principalmente para veículos destinados ao transporte de cargas, onde a melhoria do desempenho dos mesmos em termos de consumo de combustível e capacidade de transporte de cargas representa grande lucratividade para os usuários. A crescente utilização de rodas de alumínio por caminhões e ônibus, substituindo rodas equivalentes em aço, motivou o desenvolvimento deste estudo, o qual tem como objetivo comparar a durabilidade de uma roda de aço com a durabilidade de uma roda equivalente em alumínio, sendo as duas destinadas à utilização por veículos de transportes de carga. Esta comparação foi realizada com base numérica, sendo para isto utilizado o Método dos Elementos Finitos, considerando-se como possíveis mecanismos de colapso das rodas o escoamento e a ocorrência de colapso por fadiga. Foram desenvolvidos procedimentos para geração dos modelos e distribuição de carregamentos, onde para esta última, foram considerados resultados experimentais obtidos em literatura. A condição de carregamento sobre a qual a análise de fadiga é realizada é estabelecida de acordo com anorma NBR 6751 "Rodas para caminhões - Verificação da durabilidade e resistência", que especifica as condições de carregamento e exigências mínimas de desempenho para estes componentes.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Contact fatigue
Motor vehicles
Wheels
Resumé en anglais
The decrease in componentes weight for self-driven vehicles is a great challenge for the automotive industry, since it isd very importante mainly for vehicles used to load transportation, where the improvement of the vehicles in terms of fuel consumption and transportation capacity representes a great profit for the users. The increasing use of aluminum wheels for trucks and buses, replacing equivament steel wheels, motivated the development of this study with the purpose of comparing the durability of a steel with an equivalente aluminum one, considering two wheels aimed to load traqnsportation vehicles. This comparison is accomplished in a numerical basis with the use of the Finite Element Method by considering as possible colapse mechanisms the general yielding and fatigue. Procedures were developed for generation of the Finite Element models and loads distribution. For the later, experimental results obtained from literature were taken into account. The load conditions in which the fatigue analysis is accomplished are established in agrément with the requirements of the standard specification NBR 6751 Truck wheels Verification of the durability and resistance [1], that specifies the load conditions and minimum performance requirements for those components.
 
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Date de Publication
2024-02-23
 
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