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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1991.tde-22032024-105242
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Afonso Rodi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1991
Orientador
Banca examinadora
Sotelo Junior, José (Presidente)
França, Luis Novaes Ferreira
Lourenção, Paulo Tadeu de Mello
Título em português
Síntese da curva de amortecedor segundo critério de desempenho ótimo para suspensão veicular.
Palavras-chave em português
Amortecedores
Controle (Teoria de sistemas e controle)
Suspensão mecânica
Resumo em português
Uma formulação para a síntese da curva de amortecimento de uma suspensão veicular passiva não-linear e desenvolvida. A teoria do controle ótimo e utilizada para a obtenção da curva característica do amortecedor em tração e compressão otimizada segundo o índice de desempenho padrão que pondera os requisitos de conforto e dirigibilidade, expressos pela aceleração RMS da massa suspensa do veículo e pela deflexão dinâmica de pneu. Uma implementação numérica e feita baseada no método do gradiente de primeira-ordem e aplicada para um caso particular da suspensão de um veículo leve fora-de-estrada modelada por um sistema de 2 graus de liberdade (2-gl). As não-linearidades das curvas de mola e de amortecedor influenciam significativamente os resultados obtidos na simulacao da passagem do veículo por terreno de rugosidade superficial severa, devendo ser consideradas quando se tenta estabelecer a comparacao com os resultados obtidos em literatura atraves do modelo linear. Comparacões são feitas entre os desempenhos ótimos obtidos através da suspensão passiva e da suspensão ativa de mesmas características geométricas.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Control (Systems and control theory)
Mechanical suspension
Shock absorbers
Resumo em inglês
The design of optimal damping for a non-linear passive vehicle suspension is addressed using Optimal Control Theory. The damping characteristic curve is optimized with respect to the standard performance index, which reflects the influence of ride quality requirements such as comfort and tire dynamic deflections . A digital computer program based on the First Order Steepest Descent Method is developed and numerical results are obtained for a realistic off-road vehicle suspension modeled by a two-degree-of-freedom system. The spring and damper non-linearities play an important role on the resultant vehicle performance when traversing profiles with severe roughness, and should not be disregarded when comparisons with results obtained in the literature through the linear model are attempted. Comparisons are made between the optimal performances obtained through the passive system and the active system with similar geometries.
 
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Data de Publicação
2024-03-22
 
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