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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1992.tde-22032024-095941
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Stancato
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Marcos de Mattos (Presidente)
Pacheco, Claudio Roberto de Freitas
Silvares, Otavio de Mattos
Título em português
Fontes térmicas em cabines de veículos automotivos, sua avaliação e efeito no ambiente interior.
Palavras-chave em português
Simulação
Veículos automotores
Resumo em português
Foi desenvolvido um programa para a simulação de cargas térmicas em cabines de veículos automotivos. Foram feitas experiencias de campo para a avaliação das rotinas de cálculo de carga térmica por condução de paredes, vidros, compartimento de motor e de cálculo de radiação solar. O programa calcula também as cargas térmicas referentes a pessoas, admissão de ar externo e motores e ventiladores internos. O programa apresentou bons resultados com uma precisão menor que 5%. Foram feitos cálculos de cargas térmicas para situação de verão e inverno típicos. Na situação de verão, estudou-se a importância da rota, horário, pintura e cor de vidros nas cargas térmicas de condução e radiação solar pelos vidros. Rotas e horários diferentes podem variar estas cargas em até 225% e cores claras e vidros escuros as podem reduzir em ate 30%.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Auto-vehicles
Simulation
Resumo em inglês
A mathematical simulation model was developed to calculate the cooling loads in a cab. Fied experiments were conducted do avaliate the conduction cooling loads from walls, glasses, firewall and the solar radiation model. Precision less then 5% were gotten between model results and experimental data. Cooling loads from summer and winter tipical situations were avaliated. In the summer situation, studies of the effects of the orientation of the cab, the time, the external paint and the tinto f the glass in changing the conduction and solar radiation cooling loads, were conducted. Cab orientation and the time can change this cooling loads by 225% and light-colored paint and tinted glasses can reduce this cooling loads by 30%.
 
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Data de Publicação
2024-03-22
 
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