• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2001.tde-21022024-151925
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Aparecida Padilha Gandara Mendes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Fleury, Agenor de Toledo (Presidente)
Barbosa, Roberto Spinola
Cruz, José Jaime da
Título en portugués
Projeto e simulação de um controlador 'fuzzy' para condução de uma composição ferroviária.
Palabras clave en portugués
Ferrovias
Lógica Fuzzy
Operadores
Trens
Resumen en portugués
A operação de trens exige, para seu sucesso, o tratamento de um vasto conjunto de comandos complexos, de difícil assimilação por pessoal sem a devida experiência. Para auxiliar operações ferroviárias, tanto em configurações embarcadas como no treinamento de novos operadores, este trabalho trata do desenvolvimento de um controlador, baseado em Lógica Fuzzy (ou Lógica Difusa). Foi construído um algoritmo de controle no qual a habilidade de um operador experiente é inserida através de conjuntos e regras de inferência, que trabalha apoiado em programa de simulação dinâmica de operações ferroviárias. A sensibilidade do operador é introduzida no modelo através de índices de desempenho, avaliados a cada passo do controle, que devem ser satisfeitos como um conjunto de funções. Os Índices de Desempenho considerados são: garantia de segurança na viagem, minimização dos esforços longitudinais nos engates, otimização da traçabilidade da velocidade ideal, otimização do tempo de percurso e redução de consumo de combustível. As ações de controle são selecionadas a partir de um conjunto de regras, descritas em Lógica Fuzzy, que consideram os resultados dos vários índices. Foram desenvolvidas simulações levando em conta três dos principais tipos de operação para a dinâmica longitudinal de uma composição ferroviária: partida do estado de repouso, viagem em regime e parada. Os resultados obtidos, considerados muito bons, são apresentados e discutidos ao longo do texto
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Fuzzy Logic
Operators
Railways
Trains
Resumen en inglés
Railway operation requires, in order to be accomplished sucessfully, treatment of a large set of complex rules, a task generally far from the non skilled personnel. As an aid to the railway operation, both on board or as a training simulator, this work discusses the development of a Fuzzy Logic based train controller. A control algorithm supported by a dynamic railway operation simulation program has been built including the ability of skilled train operators through a set of inference rules. Operator sensitivities have been added to the model through Performance Indexes evaluated at each control step. The indexes considered here are: safety assurance during trip, minimization of the longitudinal coupler forces, optimization of the ideal velocity traceability, trip time optimization and fuel consumption optimization. Control actions are selected from a set of fuzzy logic rules that take the index results into account. Simulations have been implemented considering three of the main train operation types for longitudinal railway dynamics: departure from rest, steady state and stoppage. Simulation results that can be considered very good for this approach are presented and discussed along the text.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.