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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1991.tde-20032024-142648
Document
Auteur
Nom complet
Armando Margotto Esteves
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1991
Directeur
Jury
Augusto, Oscar Brito
Carajilescov, Pedro
Silva, Antonio Teixeira e
Titre en portugais
Modelagem da interação pastilha-revestimento de varetas combustíveis de reatores PWRs.
Mots-clés en portugais
Engenharia mecânica
Resumé en portugais
A interação termo-mecânica que pode ocorrer entre a pastilha de dióxido de urânio e o revestimento de varetas combustíveis de reatores a água leve pressurizada e modelada com os programas computacionais FRAPCON-1 e ANSYS. O programa de desempenho do combustível FRAPCON-1 analisa o comportamento da vareta combustível sob irradiação e gera as condições iniciais e de contôrno para modelagens localizadas, térmicas e mecânicas, da vareta em elementos finitos bi e tri-dimensionais com o ANSYS. Na modelagem mecânica, um fragmento de pastilha e alocado na folga pastilha-revestimento de vareta. Dois tipos de materiais de revestimento de varetas combustíveis são analisados: zircaloy e aço inoxidável austenítico. Comportamentos lineares e não-lineares dos materiais são admitidos, sendo que no revestimento os regimes elásticos, plástico e de fluência são considerados. A modelagem é aplicada à vareta combustível da central nuclear ANGRA-II. Os resultados obtidos na análise de desempenho e nas análises termo-mecânicas bi e tri-dimensionais são analisados e comparados.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Mechanical engineering
Resumé en anglais
The pellet-cladding interaction that can occur in a PWR fuel rod design is modelled with the computer codes FRAPCON-1 and ANSYS. The fuel performance code FRAPCON-1 analyzes the fuel rod irradiation behavior and generates the initial conditions for the localized fuel rod termal and mechanical modelling in two and three-dimensional finite elements with ANSYS. In the mechanical modelling, a pellet fragmente is placed in the fuel rod gap. Two types of fuel rod cladding materials are considered: Zircaloy and austenitic stainless steel. Linear and non-linear mateiral behaviors are allowed. Elastic, plastic and creep behaviors are considered for the cladding materials. The modelling is applied to ANGRA-II fuel rod design. The results are analyzed and compared.
 
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Date de Publication
2024-03-20
 
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