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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1991.tde-20032024-142648
Documento
Autor
Nome completo
Armando Margotto Esteves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1991
Orientador
Banca examinadora
Augusto, Oscar Brito
Carajilescov, Pedro
Silva, Antonio Teixeira e
Título em português
Modelagem da interação pastilha-revestimento de varetas combustíveis de reatores PWRs.
Palavras-chave em português
Engenharia mecânica
Resumo em português
A interação termo-mecânica que pode ocorrer entre a pastilha de dióxido de urânio e o revestimento de varetas combustíveis de reatores a água leve pressurizada e modelada com os programas computacionais FRAPCON-1 e ANSYS. O programa de desempenho do combustível FRAPCON-1 analisa o comportamento da vareta combustível sob irradiação e gera as condições iniciais e de contôrno para modelagens localizadas, térmicas e mecânicas, da vareta em elementos finitos bi e tri-dimensionais com o ANSYS. Na modelagem mecânica, um fragmento de pastilha e alocado na folga pastilha-revestimento de vareta. Dois tipos de materiais de revestimento de varetas combustíveis são analisados: zircaloy e aço inoxidável austenítico. Comportamentos lineares e não-lineares dos materiais são admitidos, sendo que no revestimento os regimes elásticos, plástico e de fluência são considerados. A modelagem é aplicada à vareta combustível da central nuclear ANGRA-II. Os resultados obtidos na análise de desempenho e nas análises termo-mecânicas bi e tri-dimensionais são analisados e comparados.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Mechanical engineering
Resumo em inglês
The pellet-cladding interaction that can occur in a PWR fuel rod design is modelled with the computer codes FRAPCON-1 and ANSYS. The fuel performance code FRAPCON-1 analyzes the fuel rod irradiation behavior and generates the initial conditions for the localized fuel rod termal and mechanical modelling in two and three-dimensional finite elements with ANSYS. In the mechanical modelling, a pellet fragmente is placed in the fuel rod gap. Two types of fuel rod cladding materials are considered: Zircaloy and austenitic stainless steel. Linear and non-linear mateiral behaviors are allowed. Elastic, plastic and creep behaviors are considered for the cladding materials. The modelling is applied to ANGRA-II fuel rod design. The results are analyzed and compared.
 
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Data de Publicação
2024-03-20
 
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