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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-16082023-071414
Documento
Autor
Nome completo
Wang Congshi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Tsuzuki, Marcos de Sales Guerra (Presidente)
Arakaki, Júlio
Takase, Fábio Kawaoka
Título em português
Proposta de algoritmo para redução da malha de polígonos em modelos sólidos B-Rep.
Palavras-chave em português
CAD/CAM
Computação gráfica
Resumo em português
Algoritmos para realizar a simplificação de malhas poligonais foram propostos na literatura. A grande maioria dos algoritmos faz uso intenso de informação sobre a adjacência entre elementos primitivos (face, aresta e vértice). Este tipo de informação está presente de forma explícita em Modeladores de Sólido B-Rep, o que os torna vantajosos para o desenvolvimento de algoritmos para realizar a simplificação de malhas poliedrais. Todos os vértices originalmente fornecidos devem ser incidentes a pelo menos uma face do sólido simplificado, sendo que a incidência será determinada utilizando-se aritmética intervalar. Assim, cada face possui uma lista de vértices incidentes. Cada vértice do sólido original é analisado e considerada a sua exclusão. O vértice possui uma lista de faces adjacentes, que por sua vez possuem uma lista de vértices incidentes. Para que um vértice seja removido, é necessário que uma nova forma de triangulação possa ser feita e que os vértices incidentes às faces anteriormente existentes sejam incidentes a pelo menos um dos triângulos recém criados. Em caso negativo, este vértice não poderá ser removido. O algoritmo foi implementado e testado com três sólidos diferentes: esfera, toróide e coelho. Por meio de uma análise visual é possível concluir que o algoritmo desenvolvido produziu resultados satisfatórios
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
CAD/CAM
Computer graphics
Resumo em inglês
In 3D computer graphics, polygonal models are often used to represent individual objects. Planar polygons, especially triangles, are used primarily because they are easy and afficient to render. Large polygon meshes are a common entity in scientific and engineering science. Mesh reduction algorithms are employed to reduce the mesh size. This kind of algorithms use adjacency information among the topological primitives (face, edge and vertex). This kind of information is explicitly present in B-Rep Solid Modelers. Then, B-Rep Solid Modelers are suited for the development of mesh reduction algorithms. The simplification process is controled by a geometrical criterion. The original vertices must be incident to at least one face from the simplified solid. The incidence is calculated using interval arithmetic. Each face has a list of incident vertices. Each vertex from the original solid is considered for deletion. The vertex has neighboring faces, and each face has a list of incident vertices. A vertex can be removed if a new triangulation can be defined and the geometrical criterion is satisfied. If this is not possible, the vertex is not removed.
 
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WangCongshiCorr05.pdf (2.74 Mbytes)
WangCongshiOrig05.pdf (2.87 Mbytes)
Data de Publicação
2023-08-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Takase, F. K., Wang, C., and Tsuzuki, M. S. G. 3D Mesh Reduction Based on B-Rep Solid Modeler Manipulation. In 12th International Conference on Geometry and Graphics, Salvador, 2006. Proceedings of 12th International Conference on Geometry and Graphics. : ISGG, 2006.
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