• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-16082023-071414
Documento
Autor
Nombre completo
Wang Congshi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Tsuzuki, Marcos de Sales Guerra (Presidente)
Arakaki, Júlio
Takase, Fábio Kawaoka
Título en portugués
Proposta de algoritmo para redução da malha de polígonos em modelos sólidos B-Rep.
Palabras clave en portugués
CAD/CAM
Computação gráfica
Resumen en portugués
Algoritmos para realizar a simplificação de malhas poligonais foram propostos na literatura. A grande maioria dos algoritmos faz uso intenso de informação sobre a adjacência entre elementos primitivos (face, aresta e vértice). Este tipo de informação está presente de forma explícita em Modeladores de Sólido B-Rep, o que os torna vantajosos para o desenvolvimento de algoritmos para realizar a simplificação de malhas poliedrais. Todos os vértices originalmente fornecidos devem ser incidentes a pelo menos uma face do sólido simplificado, sendo que a incidência será determinada utilizando-se aritmética intervalar. Assim, cada face possui uma lista de vértices incidentes. Cada vértice do sólido original é analisado e considerada a sua exclusão. O vértice possui uma lista de faces adjacentes, que por sua vez possuem uma lista de vértices incidentes. Para que um vértice seja removido, é necessário que uma nova forma de triangulação possa ser feita e que os vértices incidentes às faces anteriormente existentes sejam incidentes a pelo menos um dos triângulos recém criados. Em caso negativo, este vértice não poderá ser removido. O algoritmo foi implementado e testado com três sólidos diferentes: esfera, toróide e coelho. Por meio de uma análise visual é possível concluir que o algoritmo desenvolvido produziu resultados satisfatórios
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
CAD/CAM
Computer graphics
Resumen en inglés
In 3D computer graphics, polygonal models are often used to represent individual objects. Planar polygons, especially triangles, are used primarily because they are easy and afficient to render. Large polygon meshes are a common entity in scientific and engineering science. Mesh reduction algorithms are employed to reduce the mesh size. This kind of algorithms use adjacency information among the topological primitives (face, edge and vertex). This kind of information is explicitly present in B-Rep Solid Modelers. Then, B-Rep Solid Modelers are suited for the development of mesh reduction algorithms. The simplification process is controled by a geometrical criterion. The original vertices must be incident to at least one face from the simplified solid. The incidence is calculated using interval arithmetic. Each face has a list of incident vertices. Each vertex from the original solid is considered for deletion. The vertex has neighboring faces, and each face has a list of incident vertices. A vertex can be removed if a new triangulation can be defined and the geometrical criterion is satisfied. If this is not possible, the vertex is not removed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
WangCongshiCorr05.pdf (2.74 Mbytes)
WangCongshiOrig05.pdf (2.87 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-08-16
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Takase, F. K., Wang, C., and Tsuzuki, M. S. G. 3D Mesh Reduction Based on B-Rep Solid Modeler Manipulation. In 12th International Conference on Geometry and Graphics, Salvador, 2006. Proceedings of 12th International Conference on Geometry and Graphics. : ISGG, 2006.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.