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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-11122023-150620
Document
Author
Full name
Clayton Vinicius Ferraz
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Donha, Decio Crisol (President)
Fleury, Agenor de Toledo
Gueler, Gabriel Felix
Title in Portuguese
Sistemas controlados de propulsão de veículos automotores.
Keywords in Portuguese
Motores de combustão interna
Propulsão
Veículos automotores
Abstract in Portuguese
Este trabalho versa sobre os sistemas controlados de propulsão veicular, classificando-os em propulsão convencional, híbrida ou alternativa. Isto facilita o agrupamento em características técnicas e construtivas. O texto descreve os sistemas mais atuais, suas aplicações e estágios de desenvolvimento. Para tanto, o texto relaciona as tecnologias de motores de combustão interna, transmissões, sistemas elétricos e combustíveis empregados. O trabalho prossegue discutindo e analisando um plano para o futuro dos sistemas de propulsão veicular, cuja conclusão é a solução final para os sistemas de propulsão veiculares. Esta solução é a célula de combustível, que ainda não tem prazo definido para predominar no mercado. Como solução alternativa e intermediária, o texto apresenta os veículos híbridos, definindo o restante do escopo deste trabalho. A seção de desenvolvimento da proposta analisa os veículos híbridos em detalhes, quanto à classificação, sub-sistemas e funcionalidades. O texto contempla, ainda, um estudo de caso, com a definição da solução ótima para um veículo híbrido, sob aspectos econômicos, ambientais e técnicos. Neste estudo de caso, os resultados da simulação do modelo matemático no software ADVISOR 2002 corroboram a viabilidade física do modelo proposto. O texto finaliza com a revisão dos resultados obtidos, que atendem os requisitos apresentados em muitos aspectos, e propõe alternativas de continuidade para o trabalho.
Title in English
Untitled in english.
Keywords in English
Internal combustion engines
Motor vehicles
Propulsion
Abstract in English
This document intends to cover all existing controlled powertrain systems. In order to facilitate the comprehension, a classification of those systems in proposed, dividing all systems in traditional, alternative or hybrid propulsion systems. It was done based on their technical and constructive characteristics. Based on that, the document describes all existing systems, their applications and current development stage, focusing on internal combustion engines, transmissions, electrical systems and fuel technology. Following it discuss and analyze strategies and future directions for automotive propulsion systems. It concludes that fuel cell is the future direction for vehicle propulsion, however, no timeframe is defined yet for when it will prevails in the market. As intermediate and alternative solution, hybrid vehicles are presented and studied to evaluate their potential. The assessment section of this document proposes and analyzes a hybrid vehicle model, concluding with a study case of that model to validate it against real vehicle data. Physical viability of the model is validated using ADVISOR 2002, used to mathematically simulated the model. The conclusion presents the accomplished results, which attain the requisites imposed in many aspects, proposing alternatives ways to continue this work.
 
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Publishing Date
2023-12-11
 
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