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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-11122023-145202
Documento
Autor
Nome completo
André Ferrarese
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Sinatora, Amilton (Presidente)
Massarani, Marcelo
Tomanik, Antonio Eduardo Meirelles
Título em português
Efeito do desgaste do primeiro anel de pistão no seu desempenho de vedação e raspagem.
Palavras-chave em português
Desgaste
Motores ciclo Otto
Motores diesel
Pistões
Resumo em português
Os desenvolvimentos de novos motores têm resultado no aumento constante dos carregamentos mecânicos e térmicos dos componentes. Além de estarem expostos a condições desfavoráveis ao desgaste, os componentes do motor devem garantir desempenho similar, ou muitas vezes superior, aos dos componentes atuais. Para os anéis de pistão, o desempenho é dado pela sua capacidade de vedação e raspagem, que podem ser mensurados em motor pelos resultados de consumo de óleo lubrificante (COL) e fluxo de gases para o cárter (Blow-by). Uma motivação importante para esse trabalho está na literatura, que regularmente trata separados desgaste e desempenho. As referências que tratam de desgaste de anéis estão focadas no desenvolvimento de novos tratamentos e camadas mais resistentes ao desgaste e/ou no desenvolvimento e aplicação de ferramentas de previsão de desgaste. Enquanto que a literatura que aborda o desempenho de raspagem e vedação dos anéis está focada na otimização de parâmetros de projeto. Sendo assim, a proposta desse trabalho é a de avaliar a influência do desgaste do anel de pistão de primeira canaleta sobre o seu desempenho de vedação e raspagem. Para isso, foram realizados testes de motor, um de ciclo Otto e outro de ciclo Diesel, em dinamômetro para quantificar as variações dimensionais dadas por desgaste. Foram realizadas simulações numéricas com o intuito de avaliar as influências individuais de cada parâmetro dimensional. Os resultados de COL e Blow-by foram comparados com dados da literatura e com os resultados dos testes de motor. É apresentada também uma proposta de análise da sinergia entre os parâmetros. Portanto, pretende-se que este trabalho suporte o desenvolvimento de novos anéis através da otimização dos parâmetros geométricos com o intuito de reduzir a degradação com o desgaste.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Diesel engines
Otto cycle engines
Pistons
Wear
Resumo em inglês
The new engine developments are providing engine mechanical and thermal loads increase on the components. Besides the unfavorable wear conditions, the components should provide similar or improved performance compared with current baselines. For piston rings, the performance is given by the ring capacity of sealing and scrapping. These performances can be measured in a engine by the results of lube oil consumption (COL) and Blow-by. An important motivation for this work is in the literature, which regularly treats wear and performance not together. The literature that deals with wear are focused on the development of new coatings and treatments to reduce ring wear and/or on the development and application of wear prediction tools. While the literature about performance of sealing and scrapping is focused on the optimization of the project parameters. So, the proposal of this work is to evaluate the influence of top ring wear on its sealing and scrapping performance. It was tested two engines, one Otto and other Diesel, in a dynamometer in order to quantify the ring dimensional variation by wear. Numerical simulations were done to evaluate the individual influence of each parameter. The results of COL and Blow-by are compared with data from literature and from the engine tests. It is presented a analysis proposal of synergy among the parameters. Finally, the main intention of this work is to provide support for new piston rings developments by geometric parameters optimization reducing the degradation given by wear.
 
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AndreFerrarese04.pdf (3.28 Mbytes)
Data de Publicação
2023-12-11
 
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