• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-11122023-145202
Document
Auteur
Nom complet
André Ferrarese
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Sinatora, Amilton (Président)
Massarani, Marcelo
Tomanik, Antonio Eduardo Meirelles
Titre en portugais
Efeito do desgaste do primeiro anel de pistão no seu desempenho de vedação e raspagem.
Mots-clés en portugais
Desgaste
Motores ciclo Otto
Motores diesel
Pistões
Resumé en portugais
Os desenvolvimentos de novos motores têm resultado no aumento constante dos carregamentos mecânicos e térmicos dos componentes. Além de estarem expostos a condições desfavoráveis ao desgaste, os componentes do motor devem garantir desempenho similar, ou muitas vezes superior, aos dos componentes atuais. Para os anéis de pistão, o desempenho é dado pela sua capacidade de vedação e raspagem, que podem ser mensurados em motor pelos resultados de consumo de óleo lubrificante (COL) e fluxo de gases para o cárter (Blow-by). Uma motivação importante para esse trabalho está na literatura, que regularmente trata separados desgaste e desempenho. As referências que tratam de desgaste de anéis estão focadas no desenvolvimento de novos tratamentos e camadas mais resistentes ao desgaste e/ou no desenvolvimento e aplicação de ferramentas de previsão de desgaste. Enquanto que a literatura que aborda o desempenho de raspagem e vedação dos anéis está focada na otimização de parâmetros de projeto. Sendo assim, a proposta desse trabalho é a de avaliar a influência do desgaste do anel de pistão de primeira canaleta sobre o seu desempenho de vedação e raspagem. Para isso, foram realizados testes de motor, um de ciclo Otto e outro de ciclo Diesel, em dinamômetro para quantificar as variações dimensionais dadas por desgaste. Foram realizadas simulações numéricas com o intuito de avaliar as influências individuais de cada parâmetro dimensional. Os resultados de COL e Blow-by foram comparados com dados da literatura e com os resultados dos testes de motor. É apresentada também uma proposta de análise da sinergia entre os parâmetros. Portanto, pretende-se que este trabalho suporte o desenvolvimento de novos anéis através da otimização dos parâmetros geométricos com o intuito de reduzir a degradação com o desgaste.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Diesel engines
Otto cycle engines
Pistons
Wear
Resumé en anglais
The new engine developments are providing engine mechanical and thermal loads increase on the components. Besides the unfavorable wear conditions, the components should provide similar or improved performance compared with current baselines. For piston rings, the performance is given by the ring capacity of sealing and scrapping. These performances can be measured in a engine by the results of lube oil consumption (COL) and Blow-by. An important motivation for this work is in the literature, which regularly treats wear and performance not together. The literature that deals with wear are focused on the development of new coatings and treatments to reduce ring wear and/or on the development and application of wear prediction tools. While the literature about performance of sealing and scrapping is focused on the optimization of the project parameters. So, the proposal of this work is to evaluate the influence of top ring wear on its sealing and scrapping performance. It was tested two engines, one Otto and other Diesel, in a dynamometer in order to quantify the ring dimensional variation by wear. Numerical simulations were done to evaluate the individual influence of each parameter. The results of COL and Blow-by are compared with data from literature and from the engine tests. It is presented a analysis proposal of synergy among the parameters. Finally, the main intention of this work is to provide support for new piston rings developments by geometric parameters optimization reducing the degradation given by wear.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
AndreFerrarese04.pdf (3.28 Mbytes)
Date de Publication
2023-12-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.