• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1995.tde-10042024-143332
Document
Auteur
Nom complet
Henedino Gutierrez Junior
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1995
Directeur
Jury
Tu, Carlos Chien Ching (Président)
Castro, Fernando Luiz Juliano de
Santos, Antonio Moreira dos
Titre en portugais
Obtenção de mesmo rendimento térmico em motores de ignição por centelha com razões de compressão diferentes
Mots-clés en portugais
Etanol
Veículos movido a álcool
Resumé en portugais
O presente estudo teve seu início em fins de 1989 quando ocorreu a primeira falta de álcool combustível no país. Embora o momento atual seja diferente, com o abastecimento de álcool normalizado em todo o território nacional, ainda pairam dúvidas acerca do retôrno daquele estado caótico. Pela atual instabilidade econômica, a qual pouco difere da de 1989, essa possibilidade não pode ser desprezada. Na época, por possuir um veículo movido a álcool e na tentativa de resolver meus problemas particulares oriundos da falta daquele combustível, e também por interesses profissionais no assunto, comecei a fazer experiências com veículos e motores movidos a álcool convertidos reversivelmente para gasolina. Neste trabalho, relato em ordem cronologica essas experiências e minhas conclusões teóricas, com relação aos resultados obtidos, e apresento uma solução para o problema da falta de álcool combustível na sua eventual repetição. Trato também, teoricamente, num sentido um pouco mais amplo, da possibilidade de um motor alternativo de combustão interna de ciclo Otto com uma razão de compressão definida pelo limite de detonação do combustível, operar com o mesmo combustível a uma razão de compressão bem maior sem a ocorrência de detonação e, no mínimo, com o mesmo desempenho.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Alcohol-powered vehicles
Ethanol
Resumé en anglais
No abstracts
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.